dezembro 20, 1997

Maioria absoluta


Desde 1982 que não havia uma maioria absoluta neste concelho, a última foi protagonizada pelo saudoso José Guilherme, ontem odiado por uns hoje idolaterado e chamado á vida politica pelos mesmos que o odiaram, e estas hipócrisias o Povo não perdôa .
Durante os próximos quatro anos vamos mais uma vez ser governados, na nossa opinião, pelos que foram mais competentes durante toda a Campanha eleitoral .
O Bombarral votou maioritáriamente no PSD, e ainda não sabemos se pelo homem, se pelo projecto, ou se pela fraca prestação dos outros candidatos que nos foram apresentados .
Tanto quanto nos lembramos, há 4 anos o PSD teve 2 candidatos e ganhou, desta vez houve mesmo quem tivesse 3 candidatos e nem assim consegui-o ganhar .
Podem hoje os candidatos derrotados e os partidos que os apoiaram dizer que o PSD estava no poder e por isso, como até ouvimos dizer, era uma luta de David contra Golias, a verdade porém é que enquanto o PSD subiu, subiu, os outros só mais não desceram porque ainda conseguiram contar com os fiéis .
Mas ao analizarmos estes resultados mais espantados ficamos sabendo que se o PSD tivesse mais uns simples 35 votos em vez de 4 teria 5 vereadores .
Ao analizarmos os resultados eleitorais depressa concluimos que os próximos tempos serão sem dúvidas de mudança nos partidos politicos da nossa praça .
Se o PSD e os seus lideres concelhios sairam reforçados pelo melhor resultado de toda a sua história eleitoral ; no PS este foi o quarto pior resultado de sempre e mesmo assim consegui-o manter os dois vereadores que tinha e ganhar mais uma Junta de Freguesia; já o PP só se pode vanglorizar de ter tido o pior resultado da sua história eleitoral no Bombarral, não que o candidato não fosse conhecido mas porque o Povo não perdoa as manobras de última hora e acima de tudo não esqueçe .
Estas eleições foram sem margem para dúvidas o arrumar das botas por parte daqueles que sempre se vanglorizaram de ser donos deste ou daquele Partido .
Estamos em crêr e somos de opinião que os eleitos pela oposição no caso de mudanças estratégicas nos seus partidos de eleição mais não devem fazer do que colocar os seus cargos á disposição das suas estruturas concelhias, se no PS o mesmo ficará sempre representado na Câmara por membros afectos a este partido já no PP tal não acontece, e a estratégia para os próximos quatro anos não pode nem deverá vir a ser definida por elementos não efectos nem em consonãncia com os partidos que os elegeram .
Se no PS vier a haver mudanças serão sempre, na nossa opinião, de estratégia ; já no PP essas mudanças passarão por certo até pela eleição de um novo Lider Nacional, situação que por certo obrigará conscientemente os actuais dirigentes a abandonar a direcção da "Nau" .
Os próximos quatro anos são sem margem para dúvidas os melhores anos de oposição, onde será possivél ver e digerir, o quanto foi fatal não estar ao lado da luta contra as portagens no IC1

novembro 24, 1997

Parabéns Sr. Presidente

Pode até parecer estranho mas, temos que dar os parabéns ao Presidente da Câmara Municipal do Bombarral, não porque faça anos, mas porque caso o seu mandato não tivesse nenhuma obra efémera, hoje já tem, a oposição camarária e o próprio Governo do PS fizeram do Presidente da Câmara Municipal do Bombarral um acérrimo defensor dos interesses dos seus municipes eleitores ou não .
Em ano de eleições, quem tem olho é rei ! A luta contra a instalação de portagens no IC1, é uma bandeira que foi oferecida á oposição e que o PSD na sua primeira pessoa demonstra que contráriamente á oposição, (que até apoiou por unanimidade essa luta), a agarrou para a defesa dos superiores interesses do concelho, e esta bandeira é a bandeira da vitória .
Num concelho onde, o Partido Socialista mais parece querer tirar "coelhos da cartóla" do que ter um candidato, o Partido Popular anda adormecido olhando para o seu "umbigo" ao som de uma balada solitária e desconhecida e a CDU nos presentei-a com uma "super-mulher" o PSD mesmo sem um telefone ligado ao governo, lá vai deitando a lingua de fora a esta oposição e caminhando sózinho a todo o vapôr para uma vitória histórica no concelho .
O protagonismo alcançado pelo PSD através do Presidente da Câmara, é o fruto de uma oposição desnorteada e incapaz, que não encontra soluções para afrontar este executivo, e se degola a si mesma em busca dos candidatos prometidos, que não encontram o caminho do paraíso .
O possivél futuro Aeroporto da Ota, é a chantagem politica que o Ministro do equipamento e da administração do território, encontra para tentar parar este Presidente, qual cavaleiro andante segue a sua cruzada pela Terra Santa .
Todos sabemos que a instalação de um Aeroporto na Ota, trará desenvolvimento a toda a Região Oeste .
O Ministro acusa o Presidente da Câmara de travar o desenvolvimento da Região Oeste, por este defender os interesses da População Oestina, ao não querer portagens no IC1 !
E então é este mesmo ministro que agora quer travar o desenvolvimento da Região Oeste não permitindo a instalação do Aeoroporto ?
É sabido que para combater o PSD, e tentar ganhar as eleições tudo será permitido á oposição mas, esta não devia ser a estratégia da oposição ? A luta pelo bem estar das populações !
Não será com o adiar da instalação das portagens ou com a suspensão de subsidios a associações locais, que a oposição ganhará as eleições .
Com estas manobras politicas que ficam para quem as pratica, muitos como nós já pensarão hoje se o melhor futuro não será mesmo votar no PSD .
Mesmo que venha a existir portagens no IC1, mesmo que venhamos a ter Aeroporto na Ota, ou mesmo que tenhamos uma coisa e não tenhamos outra, de uma coisa podemos ter a certeza, se alguém hoje merece um voto ou até uma medalha por defender os intereses da população local é sem dúvida o Presidente da Câmara Municipal do Bombarral .
Parabens senhor Presidente com esta oposição o senhor arrisca-se mais uma vez a só ter que fazer frente á oposição no seu próprio partido, e a essa ganhará de certeza .

outubro 28, 1997

Não deixem o aeroporto


Muita contestação poderia considerar-nos contestatários, mas hoje está mais do que provado que quem não contesta não consegue levar a bom porto aquilo em que acredita e é ou será melhor para o Bombarral .
Todos sabemos e está ainda presente na nossa memória a recente manifestação realizada no Largo da Câmara Municipal, contra a instalação de portagens no IC1 .
Hoje não vamos falar deste assunto, até porque existe uma comissão autárquica para tratar desse caso, vamos isso sim reclamar á Assembleia Municipal e á Câmara Municipal que se promunciem, pela defesa e desenvolvimento socio-económico do Bombarral, a favôr da construção do Aeroporto .
Aeroporto, não porque seja no Porto, mas sim para seja construido na Ota . Agora que o projecto camarário para o "aerobombarral", está visto que foi por água a baixo .
A possibilidade da instalação de um Aeroporto Internacional na Ota, só por si trará desenvolvimento a toda a Região Oeste, serão mais aero-estradas, mais aero-turistas mais aeroplanos, mais aero-vias, mais aero-técnicos, mais aero-sondagens e acima de tudo mais aero-escudos ou mais "a-euros".
É sabido que o local onde á alguns anos foi construido o aeroporto de Lisboa era um descampado, onde unicamente existiam galinheiros e algumas hortas, hoje toda a zona envolvente ao aeroporto de Lisboa, evolui-o, cresceu e proporcionou uma melhoria de vida local .
A construção de um Aeroporto Internacional na nossa região, além de descentralizar todo o tráfego aéreo de Lisboa, deixará os turistas aero-transportados, mais perto do Oeste, mais perto da praia e mais perto de nós .
Será que o pensamento dos politicos da nossa terra ainda não atingi-o este nivél de conclusão ?
Está evidente e salta aos olhos de todos que se Câmaras como as de Alenquer, Torres Vedras, Lourinhã e outras já desde o tempo do chamado cavaquismo lutam por esta pretenção e hoje continuam a lutar, não estarão por certo equivocadas quanto aos beneficios que este conjunto de instalações poderá trazer a toda a nossa região .
Senhores membros dos orgãos autárquicos, mais uma vez é tempo de se unirem e lutarem unânimamente pela instalação do Aeroporto Internacional da Ota .
São esta lutas e estas bandeiras que dão o bem estar á população que vos elegeu, e que acabam por dar votos reconhecidos das lutas travadas em nosso beneficio .
Senhora oposição se ficar aeroestática e não defender bandeiras como estas não pode depois acusar o executivo de tirar proveitos politicos dos actos em que fica a lutar sózinho, e por certo não ganhará nas aerossondagens

abril 12, 1997

Aborto, um problema moral


Muito se falou sobre o Aborto nestes últimos tempos, muito se disse sobre o direito á vida consagrado na constituição, mas poucos disseram o porquê da não aprovação da despenalização do Aborto .
Nestes últimos dias ouvimos mulheres, algumas com os mais altos cargos da Europa, sem qualquer pudôr afirmar frente ás camaras das televisões que são católicas e que já fizeram Abortos .
Nestes últimos dias os politicos, principalmente os homens, encararem o Aborto como uma situação normal, e ouvimos várias vezes de uma forma tão leviana mulheres vanglorizar-se e dizer : Eu abortei !
Será esta situação normal ? Os assuntos tem unicamente a importância que cada um lhes dá .
Não somos moralistas, não somos sequer a favor do Aborto talvez porque somos católicos, mas somos a favor da despenalização do Aborto .
E somos a favor da despenalização do aborto porque vivemos num País democrático, o aborto é um problema moral e da consciência de cada cidadão, se há liberdade de pensar e liberdade de votar e acreditar nas promessas que nos fazem, tem que haver liberdade de tomar posições com responsabilidade e em consciência .
Somos acérrimamente contra o referendo sobre o Aborto, não porque os Portugueses não sejam responsáveis, mas porque a Morte não se referenda .
Um refendo sobre a despenalização do Aborto é irreal, porque vivemos num País maioritáriamente católico, como tal contra o aborto, e com mais de metade da sua população com idade superior a cinquenta anos, pelo que já não tem influência na sua vida o problema do aborto .
Um refendo nestas condições está viciado á partida, não por falta de responsabilidae de todos nós, mas únicamente porque ninguém tem o direito de proibir alguém de julgar e tomar as suas deçisões em consciençia .
Sim, o Aborto é uma questão de consciência moral de cada mulher e de cada casal . Com que moral podemos condenar uma mulher que Aborte porque foi vitima de violação . É lógico que perante a lei esta mulher seja obrigada a gerar um filho que não foi consebido de livre vontade ?
E as mulheres portadoras de fetos com deficiências extremas, têm que padecer de um sofrimento desnecessário por toda a vida .
Será que este sofrimento é uma vontade divina ?
O Aborto foi, por razões únicamente médicas, alterado nos seus prazos de realização de 16 para 24 semanas nos casos de aborto "Eugénico e de má formação do feto" e de 12 para 16 semanas nos casos de aborto "Terapêutico ou de violação"
Mas só o médico poderá autorizar o Aborto nestes casos. E se ele não autorizar ? Será que esta aplicação da lei não é mais do que a privação de um dos direitos mais fundamentais de todo o cidadão decidir da sua própria vida sem a interferência de estranhos .
Durante mais quanto tempo vamos ver a hipócrisia deslocar-se ao estrangeiro para fazer abortos com toda a assistência e condições médicas enquanto em Portugal morrerão mulheres que por falta dos mesmo meios, continuarão a fazer abortos clandestinos sem quaisquer condições ou apoio médico .
O Aborto, acreditamos, é como uma violação que por vezes algumas mulheres são obrigadas a fazer, por razões económicas, por falta de informação sexual, por falta de planeamento familiar, mas ao faze-lo, fazem-no moral e consciêntemente.
Ninguém tem o direito de as condenar ou sequer de as criticar, "quem nunca pecou que lhes atire a primeira pedra ".
Pense, isso sim, o Estado em vez de se gastar milhões de contos em obras de fachada que não nos trazem qualquer beneficio, em investir na educação sexual e no Planeamento Familiar, e talvez o Aborto deixe de ser necessário .

março 23, 1997

Em memória dos que nada fazem ...


Sempre fui critico em relação á posição da oposição face ao executivo camarário, não que na oposição não existam pessoas válidas desse nome mas porque a oposição nunca foi oposição .
Nestes últimos anos temos assistido á falta de originalidade ou de talento por parte da oposição, temos visto o executivo e o partido que o apoia a governar sem que lhe seja feito qualquer critica, e não temos dúvidas que as havia a fazer, mas com uma oposição destas até é dificil governar, pois não exite critica e este facto permite erros que com uma oposição forte não seriam cometidos .
A oposição que temos não tem encontrado motivos de discordância, pontos fracos, lacunas, incoerências, expressões infelizes, enfim, defeitos mais ou menos frequentes e mais ou menos graves neste executivo ?
Será esta oposição normal ? Ou será este executivo excepcional ?
Podem-nos dizer que esta oposição tem uma estratégia, para quando chegar a campanha eleitoral poder dizer que deixou governar, mas será que o deixar governar foi um bem para todos os munícipes ?
Nestes últimos tempos muito se falou de portagens, e para além de criticar e falar contra os seus próprios líderes nacionais, o que fez a oposição para defender quem a elegeu ?
O executivo do PSD foi acusado de ter ficado com os louros da luta na defesa dos seus municipes, então não foram eles que deram a cara para defender os nossos interesses ? Porque é que a oposição não fez o mesmo e se assumiu ?
Hoje somos confrontados com as mais diversas posições, face a este assunto, é o PS que toma uma posição em Assembleia Municipal e a sua comissão politica toma outra posição, é o CDS/PP que apoia e toma uma posição para depois dizer que não apoia firmemente esta luta porque o seu presidente de comissão politica não foi convidado oficialmente para o efeito, enfim muito gostariamos de saber por onde anda a oposição camarária .
Longe vão os tempos em que as oposições eram unas e os seus líderes não andavam preocupados em promoções pessoais e pensavam acima de tudo nos seus eleitores e na defesa suprema do concelho .
Lembrou-me recentemente um jovem politico da nossa praça, talvez um dos mais esclarecidos, que a construção da estrada nacional nº 8 e a via férrea do Oeste foram na sua época os principais polos de desenvolvimento da nossa terra, será que a oposição não pensa que a construção de uma via rápida sem portagens é o principal polo de desenvolvimento do Bombarral neste final de século ?
Somos contra esta oposição que não tem defendido os nossos interesses nem nos tem dito o que de mal foi feito nestes últimos anos, porque o que de bom se fez está aos olhos de todos e o PSD lembrarnos-á .
Andam por ai há alguns que nada mais tem feito do que querer acabar com a representação concelhia de alguns partidos da oposição, mas esses não terão esse prazer porque os eleitores estão acima de todas as más politicas internas e na hora não será neles que acreditam mas sim naqueles que algo tem feito para melhorar a sua condição de vida .
Não basta saber falar para se ser lider politico, exemplos há nacionais até onde tal não acontece, as pessoas devem ser julgadas pelo trabalho desenvolvido e não pela apatia e imobilidade .
A consciência politica e os erros politicos de cada um pagam-se no dia do juizo, isto é, nas urnas ( de voto ), mas infelizmente estes erros são sempre os que veem depois que os vão pagar e ter outra vez de arrumar a casa