abril 07, 2012

Aldeia de "jumentos"



Criticar por criticar ou contestar por contestar não tem legitimidade em nenhuma causa se apenas temos em mira dificultar e bloquear a acção de quem governa.
Mas a verdade é que há vários anos que vamos assistindo á degradação laboral e cultural do concelho do Bombarral e nada fazemos para inverter esta situação.


Aliás, alguns têm tentado mas a maioria tal "jumentos" com palas laterais teimam em não olhar para o lado de forma a concluirem que há soluções melhores.
Vamos vendo a juventude a abandonar o concelho e não se tomam medidas para inverter a situação. O tribunal vai fechar, a repartição de finanças e a conservatória vão mudar de ares os serviços de saúde já há muito que são minimos pois a maternidade e o hospital, com bloco operatório, fecharam as poucas empresas que existem não são apoiadas e deslocam as suas sedes para outros concelhos, enfim, só falta que haja algum iluminado que diga o contrário ao que está aqui e agora escrito.
Mais parece um filme do tipo: o último a sair do concelho apaga a luz.
Enquanto cidadão e munícipe deste concelho recordo o que já fomos, e comparo o Bombarral com concelhos limítrofes que não eram mais do que aldeias e vejo-os hoje quase como cidades pequenas que foram crescendo sustentadamente ao longo dos últimos 20 anos enquanto o Bombarral foi decrescendo nestes mesmos últimos também 20 anos.
Hoje não passamos de uma pequena aldeia cujos governantes teimam em não ver a situação a que chegámos, teimam em não ouvir a população e os seus anseios, teimam em não ouvir e utilizar as muitas ideias boas dos mais diversos municipes, teimam em olhar para o seu umbigo e para os seus "capangas" de forma a não perderem as benesses conquistadas politicamente.
Longe vão os tempos em que o Bombarral era o centro do Oeste, onde vinham de todo o lado aqui para vir buscar o vinho e outros produtos, onde o caminho de ferro era o principal meio de desenvolvimento e por isso acarinhado, onde hoje há uma A.E. e não é aproveitada.
Longe vai o tempo em que o Bombarral era o Bombarral, hoje teima-se em fazer os erros do passado e usar gravata para ministro ver.
Já não há paxorra para estes governantes mas, virão ai eleições e mais uma vez como jumento eles lá irão dar de comer a quem não devem, votando na cor da incompetência.