Os japoneses são famosos por muitas razões. Mas principalmente porque os seus automóveis estão entre os melhores do mundo, os seus rádios e aparelhos de som são excelentes.
Mas, hoje não vamos referir-nos a nenhuma destas coisas. Queremos apenas contar uma pequena anedota japonesa que achámos muito engraçada. - Três homens decidiram um dia adoptar a prática de guardar o silêncio absoluto até à meia-noite desse dia, altura em que iriam contemplar a lua cheia. Passado algum tempo um dos homens, distraidamente, exclamou: - Ora, é muito difícil não abrir a boca! Ao ouvi-lo falar, um dos outros disse: - Você está a falar e isso é proibido! Então, o terceiro, indignado com os outros dois, saiu-se com esta: - Vejam lá, sou eu o único que não falou!
Por falar em anedotas e adágios, estamos a lembrar-nos daquela que diz que "a palavra é de prata, mas o silêncio é de ouro". Mas, hoje em dia, parece haver muito pouco desse "ouro". Pois vivemos num mundo não só cheio de palavras, mas acima de tudo, cheio de barulho. Ruídos de trânsito, de aviões e de certos aparelhos de som que, muitas vezes, se tornam em verdadeiras fontes de barulho. É como alguém, uma vez disse: "No meio do barulho não se consegue ouvir o silêncio!
"Ouvir o silêncio", é um pensamento interessante.
O homem moderno começa o seu dia com o som do rádio despertador; usa rádio ou leitor de CDs no carro; ouve o que se chama "música de ambiente" no elevador e no escritório. E termina o dia com o ruído do televisor em casa, e é capaz de passar a noite ouvindo o barulho dos cães a ladrar na rua .......
Por causa de todo este ruído, o silêncio é de ouro !
Sem comentários:
Enviar um comentário