novembro 09, 2005

Praxem o Ministro


Outubro, início do ano lectivo nas universidades, é tempo de tradição - as praxes académicas.
Todos nós já ouvimos falar sobre a Praxe, mas o que é afinal a Praxe Académica?
A Praxe é um conjunto de tradições geradas entre estudantes e que há séculos que são transmitidas de geração em geração. É um modus vivendi característico dos estudantes e que enriquece a cultura lusitana, ao contrario do que se possa pensar a praxe não é para fazer mal ao caloiro ou gozar com ele, mas sim a praxe serve para ajudar o caloiro ou recém-chegado à Universidade a integrar-se no ambiente universitário e a criar amizades e a desenvolver laços de sólida camaradagem.
É através da Praxe que o estudante desenvolve amor e orgulho pela instituição que frequenta, a sua segunda casa.
Mas, agora temos um Ministro que quer acabar com as praxes. E porquê ?
Porque ao que se sabe existe uma aluna, que ninguém conhece, que foi praxada.
Porque existe uma aluna, que ninguem sabe onde estuda, que ninguém sabe quando foi praxada, que ninguém sabe onde foi praxada, que ninguém sabe como foi praxa, que apresentou queixa ao Ministro.
Não sei, será que vocês por ai sabem se esta aluna é algum fantasma do Ministro ? Ou será que que o Ministro quer esconder o aumento das propinas com uma peneira.
A Praxe Académica e o uso da Capa e Batina representam humildade e o respeito pelos outros. E o senhor, quando quer fazer dos estudantes e de nós parvos, respeita-nos senhor Ministro?

Sem comentários:

Enviar um comentário