março 03, 2016

Temos que agarrar o futuro ...

Já não faz sentido quando estamos doentes que sejamos transferidos para os hospitais de Lisboa.
E não é o aumento de 30 ou mesmo 50 camas de tornam o hospital das Caldas mais moderno ou mais bem apetrechado e que fará com que não sejamos transferidos.
Já é tempo das populações e das autarquias revindicarem uma unidade hospitalar que sirva todo o Oeste e em que não seja necessário transferir doentes para outros hospitais.
A construção de uma nova unidade hospitalar com serviços especializados e com uma urgência com capacidade e pessoal, não obriga ao fecho das já existentes, obriga sim á sua requalificação e a uma oferta de serviços médicos diferente e com espaço para atendimento personalizado e de qualidade.
O Oeste é uma região bem servida de infra-estruturas rodoviárias com a AE8 a A15 e o IP6, conta ainda com a linha ferroviária do oeste e também com a rodoviária tejo e a sua rede de expressos.
Ora todas cruzam de norte a sul de este a oeste o concelho do Bombarral, fazendo por isso com que seja o concelho mais bem situado para a instalação desta nova unidade hospitalar.
Mas, nada acontece por acaso e, para que este sonho possa vir a ser uma realidade é necessário que haja uma grande união entre todos, cidadãos, autarcas e deputados e que todos eles deixem cair preferências partidárias e que lutem como lutavam os antigos bombarralenses quando estava em causa a unidade e os interesses do Bombarral.
A construção do novo centro hospitalar do oeste a acontecer no concelho do Bombarral, será o renascer de um concelho á muito sem estratégia nem rumo de crescimento. Esta oportunidade será uma lufada de ar fresco na economia local á tanto tempo estrangulada.
A construção desta unidade irá ser espaço hospitalar para servir uma população perto dos 350 mil habitantes, segundo os censos de 2011, provenientes de parte do concelho de Alcobaça e dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Lourinhã, Torres Vedras, Sobral da Monte Agraço e Mafra.
A acontecer este hospital trará para o Bombarral diariamente centenas de pessoas, incluindo médicos, enfermeiros, pessoal auxiliar e pessoal administrativo para além dos empregos indirectos que criará. Com esta construção iremos assistir á instalação de empresas ligadas ao sector e que fornecem o sector, para além das muitas famílias que se instalarão no Bombarral com a compra ou o aluguer de habitação.
Serviços de limpeza, alimentação e pessoal auxiliar será uma nova fonte de rendimento para a região e nomeadamente para o Bombarral onde muitos irão fornecer produtos e serviços.
Em tempos já passados os ex. presidentes das câmaras de Óbidos, Telmo Faria e de Caldas da Rainha, Fernando Costa, já conversavam na possibilidade desta unidade hospitalar vir a ser instalada do concelho das Caldas com o apoio de Óbidos.
Nunca o Bombarral reuniu a possibilidade de constituir um “lobby” de influência tão importante como agora em que existem pessoas no parlamento e no governo profundamente ligadas ao Bombarral.
Como escrevi inicialmente é importante que todos remem para o mesmo lado de forma a trazer para a nossa terra esta importante unidade hospitalar.
É também urgente que a câmara municipal informe os munícipes de que é possível este hospital ser instalado no Bombarral e é também muito importante que a câmara manifeste interesse em criar um movimento de apoio á localização do novo centro hospitalar do oeste no Bombarral e começe a juntar apoios de outras autarquias.
Se todos nós, cidadãos e entidades criarmos esse movimento, ninguém no futuro nos poderá acusar de inércia.
Não pode a câmara Municipal nem os autarcas, hipotecar ainda mais o Bombarral nem decidir sem ouvir a população.
O passado dá-nos bons exemplos, basta segui-los e assim homenagear a memória dos grandes bombarralenses já falecidos.

1 comentário:

  1. Afinal è este o principio do caminho ...a CMB assumir - se como principal interessada politica na vinda desta estrutura hospitalar ..junto das autarquias regionais ....invocando a centralidade geografica, disponibilidade de terreno e acessibilidades.....e mobilizar os agentes politicos ....a sociedade civil e o meio empresarial concelhia e regional...para as vantagens sociais e economicas para a localização e instalação deta estrutura hospitar no Bombarral,,

    ResponderEliminar