outubro 24, 2005

República das bananas


A Banana é o fruto da bananeira (género Musa). Existem bananas de diversas cores, ainda que a variedade mais conhecida e comercializada seja amarela quando está madura. Têm uma forma curva. Tal como o abacaxi, a banana é um fruto partenocárpico, pois, pode formar-se sem fecundação prévia. É por isso que não possui sementes.
As bananas são ricas em
potássio e em fibras.
A banana, fruto da bananeira, é uma fruta tropical de cor verde, quando verde, e amarela, quando madura. O seu formato é alongado, parecido com o formato de um pepino, porém de calibre menor. A polpa da banana é de cor creme e tem uma textura macia. Depois de cortada escurece com facilidade. As sementes são minúsculas e podem ser engolidas sem maiores problemas, juntamente com a polpa.
A banana é uma fruta muito prática por não necessitar de talheres para o consumo - excetuando-se situações em que a banana é servida flambada em sobremesas de finos jantares. Mas, apesar da sua grande praticidade ao consumo, quando se trata de transporta-la a banana oferece alguns transtornos - ela amadurece rapidamente quando retirada do seu cacho e amassa com facilidade por ter uma casca pouco resistente. Além disso a banana é uma fruta muito aromática, transferindo o seu odor para objectos que entrem em contacto com a fruta. Por esses motivos, alguém que leve bananas na bolsa para consumir durante uma tarde de trabalho fatalmente será alvo de chacota.
Existem muitas variedades de banana. A variedade mais consumida é a banana "nanica" também chamada banana "caturra" - este nome sendo o mais apropriado visto que essa variedade é a de maior tamanho entre as várias espécies de banana. A banana "da terra" é de tamanho ligeiramente maior que a "caturra" e tem uma casca mais angulosa, arestada e escura. Já a banana "maçã" tem tamanho menor, forma mais arredondada e é mais indicada para problemas intestinais, pois tem efeito regulador das "tripas". A banana "prata" tem o mesmo tamanho da banana "maçã" mas possui a casca semelhante à banana "da terra", por ser também um pouco angulosa. A variedade mais valorizada no mercado é a banana "prata".
Outra banana muito conhecida é a tradicional também chamada "manguito" - o gesto obsceno que consiste em dobrar o braço com o punho fechado e segurar a dobra do cotovelo com a outra mão.

Sem comentários:

Enviar um comentário