abril 20, 2007

Óbviamente ....

Se ganhar as eleições como é que vai trabalhar com um grupo parlamentar tão hostil?
O grupo vai ter que seguir a linha do partido. Quem não estiver em condições de o fazer terá que seguir outro caminho.
Tem o problema da liderança da bancada para resolver... Eu faço jogo claro. Se for eleito presidente, o próximo líder parlamentar será o meu vice-presidente, o dr. José Paulo Carvalho. É justo que se premeie quem só fez oposição para fora e não para dentro do CDS.Considera que alguns deputados deviam pôr o lugar à disposição?
Tenho procurado e continuarei a procurar ser inclusivo. Agora, é evidente que se houver pessoas que sintam que não estão em condições de desenvolver a linha do partido, então devem ceder o lugar a outros, que estejam em condições de o fazer. Mas o que desejo é que a voz do partido se faça ouvir, e que desta vez seja bem ouvida.Caso vença as directas, ainda é compatível ter Ribeiro e Castro na presidência e Paulo Portas no grupo parlamentar?
Ouvida a voz do partido, não faço exclusões, faço exigências. Fez algumas nos últimos dois anos. Sem resultado...Mas estas directas são muito importantes por isso. O que é que se passou antes?
Havia uma oposição interna cujo chefe estava escondido, estava atrás das moitas, dos arbustos... E isso era um factor de grande perturbação. Desde há meses que o dr. Portas actua como se fosse um presidente sombra e como factor de fomento de indisciplina. Acredito que, vencido o chefe da oposição, as coisas entram no caminho. É importante que o CDS seja libertado do condicionamento do velho ciclo, que tem sido uma pressão muito grande ao longo dos últimos meses. É a única forma de o partido encontrar paz. O CDS não terá paz com Portas?
O dr. Portas introduziu fracturas que geraram sentimentos de grande indignação. Há pessoas que já saíram e tenho-me esforçado, nas últimas semanas, para travar mais saídas. Infelizmente, em alguns casos não foi possível, como no caso da dra. Maria José Nogueira Pinto, que praticamente foi expulsa do partido pelo grupo do dr. Portas. Se perder qual será o seu lugar no CDS?
O de sempre, sou militante do partido. Mas estou a contar ganhar.Arrepende-se da forma como lidou com as questões internas?
Não, infelizmente acho que as coisas tinham que seguir este rumo. Hoje estou convencido que isto foi planeado, para desencadear uma crise nesta altura, depois de passadas as provas eleitorais - as autárquicas, as presidenciais, o referendo ao aborto -, em que não dava jeito estar à frente do partido. Se voltasse atrás, mantinha-se como eurodeputado?
Claro. Isso é um falso argumento de quem quer derrubar o presidente do partido. E o facto de Paulo Portas referir essa questão só prova duas coisas: que foi sempre ele o instigador da intriga interna e a absoluta indigência das suas propostas. Modéstia à parte, tenho cumprido bem os dois mandatos [de eurodeputado e presidente do CDS]. E nestes dois anos, passei 222 dias em visitas por todo o País. Os seus adversários acusam-no de querer recorrer para os tribunais por interposta pessoa... Isso é conversa de chacha. Os militantes têm o direito de reagir a coisas que consideram injustas - não sou estalinista e espero que ninguém seja. Deixemos as coisas funcionar, como gente adulta. O dr. Paulo Portas não é mestre-escola e eu não faço parte do infantário dele. Assumo a minha responsabilidade, sou líder do CDS, fui desafiado a meio do meu mandato e estou num combate político. Não tenho medo, recomendo que ninguém tenha.O que é que separa o seu projecto do do seu adversário?
Há muitas diferenças entre o novo ciclo e o velho ciclo. Estão em causa sobretudo três questões - além da lealdade e da lisura de processos. O modelo de partido, o posicionamento estratégico e a agenda de valores. Tenho uma visão de um partido aberto - e tenho aberto o CDS -, com um compromisso profundo com os ideais que afirma, com um espírito de serviço ao País. Os partidos ou representam alguma coisa ou então não são partidos principais. E eu aspiro para o CDS um partido principal. A única coisa boa da tareia que levámos em 2005 é que isso nos deu espaço para fazer uma cura de oposição. Mas isso não é repetir os mesmos erros. Eu não ponho em causa o esforço e o trabalho do dr. Portas, só que isso foi um fracasso absoluto. Foi sempre a descer.

Sem comentários:

Enviar um comentário