julho 16, 2007

O dia depois !....



O Partido Socialista_PS com 29,59% dos votos, (6 mandatos), elegeu António Costa como o novo Presidente da Cidade de Lisboa. O PS está de parabéns, esta é a primeira vitória socialista na capital em todas as 53 freguesias da capital. Desde há 31 anos que o PS não ganhava, sem coligação, a presidência da Câmara de Lisboa. O Eng. Sócrates ve indirectamente a sua liderança legitimada.
Independentes I de Carmona Rodrigues com 16,70% dos votos, (3mandatos) será a surpresa para alguns, mas por outro lado é a confirmação de que para os eleitores todos são inocentes até prova em contrário. Carmona tem trabalho e esse trabalho foi sufragado, a culpa não foi de Carmona foi do PSD.
Partido Social Democrata_PSD com 15,74% dos votos, (3 mandatos), Fernando Negrão será porventura quem menos culpa tem deste resultado, os socias democratas saiem da Câmara pela porta "pequenina" o seu lider, Marques Mendes, assume as consequências deste resultado catastrófico, mesmo não sendo este o candidato que ele queria a verdade é que os lisboetas castigaram os sociais democratas pela forma de "troca tintas" como conduziram este processo, agora falta que a lider da Assembleia Municipal e presidente da distrital de Lisboa, apresente a sua demissão dos dois cargos, este resultado é também esclarecedor quanto a quem os eleitores querem na Assembleia Municipal. Depois deste resultado nada mais vai ser igual no PSD, a luta interna vai começar.
Independentes II de Helena Roseta com 10,21% dos votos, (2 mandatos), é a pedra no sapato do PS, esta socialista, agora independente partidáriamente, retirou a maioria absoluta ao PS, não irá por certo assumir pelouros no executivo mas, não se vai esquecer das raizes socialistas e será, sempre, uma mais valia no apoio á condução dos destinos da autarquia.
Coligação Democrática Unitária_CDU com 9,53% dos votos, (2 mandatos), liderada por Ruben de Carvalho mantém os resultados anteriores, dos comunistas nas autarquias pouco há a dizer seguem uma cartilha partidária e tentam sempre não se comprometer.
Bloco de Esquerda_BE com 6,81% dos votos, (1 mandato), o Zé foi re-eleito, José Sá Fernandes o vereador que mais "custou" á anterior autarquia foi re-eleito, não pelas suas propostas de desenvolvimento da cidade mas, porque é giro ser Bloquista e chatear a malta. Sá Fernandes entende a sua passagem pela vereação como uma luta constante contra tudo e contra todos. «Contem comigo para vencer a corrupção e impor a auditoria a todos os negócios da Bragaparques e a anulação do negócio do Parque Mayer», disse o bloquista após saber que foi eleito, esta é a estratégia do mandato.
Partido Popular_CDS/PP com 3,7% dos votos não elege ninguém, o candidato Telmo Correia assumiu a derrota e teve uma atitude de louvar demitiu-se dos cargos que ocupa no seu partido. Os democratas cristão foram sem duvida os mais penalizados dos partidos que compunham a anterior câmara municipal, apesar de Maria José Nogueira Pinto ter sido a única vereadora eleita pelo CDS nas últimas eleições, as últimas sondagens do tempo de Ribeiro e Castro davam ao CDS 2 a 3 vereadores. E todos sabemos como as sondagens são desfavoráveis ao CDS… O PP baixou de 16723 para 7258 votos! Caíu de 5,9% para 3,7%. Paulo Portas colocou, como o próprio afirmou, a "nata do PP" na lista candidata: o líder parlamentar, ex-ministros, ex-secretários de estado, ex-governadora civil, o presidente da distrital e ex-vereador, a presidente da concelhia, etc. Mas notoriedade não é o mesmo que credibilidade. E a forma, o tempo e o modo como Paulo Portas e os seus apoiantes regressaram ao CDS deu um contributo e foi penalizada pelos eleitores e pelos militantes do CDS para este resultado e para esta abstenção. Portas tem que ficar pois estas foram eleições meramente locais, agoras os presidentes da Distrital e da Concelhia da Lisboa, há mais de uma década em funções, não têm condições para continuar. O CDS passou a ser o maior dos partidos mais insignificantes em Lisboa.
MRPP obteve 1,59% dos votos com Garcia Pereira, o PNR 0,77%, o PND de Manuel Monteiro obteve 0,61% o PT Partido da Terra 0,54% e o fadista Gonçalo da Câmara Pereira como rosto dos nomarquicos do PPM teve 0,38% dos votos

Sem comentários:

Enviar um comentário