dezembro 25, 2005

Feliz Ano Velho .

Meu Caro Ano Velho
Sei como deve estar a sentir-se nesta hora em que os fogos de artifício, se preparam para homenagear o Ano Novo que se avizinha.
O Ano Novo! Só se fala nele.
Todos jogam as suas cartas e suas últimas esperanças nele. Como se fossem as últimas esperanças. Todos os anos repete-se a história.
A apologia ao mais novo, ao mais recente, ao que traz a esperança. E não se agradece ao Ano Velho.
Tratam-no como se fosse um traste que só nos deixou tristezas e arrependimentos.
Em todos os lugares as festas são aguardadas com ansiedade e expectativa em relação, principalmente, aos bailes comemorativos da passagem do Ano; com direito a músicas alegres e dançantes, muitos beijos e abraços e alegrias de todos os tipos, no meio dos salões. Todos o reverenciam e todos aguardam o cumprimento das promessas "prometidas".
Feliz Ano Novo!
Este será o desejo de todos para todos, por volta das zero hora. Sem esquecer de “dinheiro no bolso” e “saúde para dar e vender”, o que vem a dar no mesmo.
Ninguém se dá conta, sequer, dos fusos horários. Dos vários relógios em que as zero hora será diferente. Com uma, duas e até três horas de diferença. E isto para ficarmos apenas no nosso Bombarral. Imaginem no resto do mundo.
Mas a Vida é isso mesmo! A vida é desta forma!
Acontece comigo e com muita gente. O paradoxo do tempo. À medida que vamos envelhecendo, que temos mais experiências acumuladas, e certezas das coisas para dizer aos outros, somos como que material descartável.
Lixo que não se presta nem para reciclagem. Lixo que é juntado nos asilos da vida para não dar trabalho nem atrapalhar os mais jovens. Que um dia tanto precisaram de nós!
Mas você, meu querido Ano Velho, não será esquecido no Bombarral. Nem os outros Anos Velhos que já passaram.
Tenho a certeza de que muita gente, nesta hora, está a lembrar-se de todos vocês; e agradecendo a Deus por terem tido o privilégio de ter convivido todos estes anos juntos.
Desde o tempo em que eram queridos e desejados Anos Novos. A despeito das horas difíceis porque passámos. O que valeu foram as emoções sentidas. Os amores, as conquistas, as derrotas, as amizades, as boas acções e o facto de estarmos vivos.
Quantas boas lembranças trago daqueles bons momentos!
O dia em que aprendi a ler e os dias do nascimento das minhas filhas, por exemplo. O meu primeiro emprego. As vezes em que plantei e vi nascer uma árvore. Quantas cores contemplei por esse mundo fora; cores de diversas cores e tonalidades, misturadas e espalhadas pelos jardins deste mundo. Quantas fontes pude ouvir e sentir a sua força e beleza escorrendo em águas cristalinas.
E quantas coisas ruins passámos juntos! Gripes, resfriados, dores de cabeça, dúvidas, chuva e poeira.
Só não foi melhor porque não conseguimos acabar com a fome no mundo nem com os profetas da desgraça, deste nosso Bombarral. E nem com as guerras insanas. E muito menos com as injustiças sociais.
Mas isso, meu velho amigo, para quem não sabe, faz parte da vida. E não é somente coisa do Ano Velho. Até porque, todo o Ano Novo, um dia, será como tu. Feliz Ano Velho!

dezembro 19, 2005

Parabéns Ana

Ana.
Nasceu hà 44 anos no ano chinês do "Búfalo". É sincera tem bom humor e faz amigos com facilidade. Impõe padrões elevados e é facilmente magoada. Considera importante que as pessoas e os amigos sejam tratados com respeito, não tira conclusões precipitadas, és terna e meiga, é boa mãe e a mulher que sempre desejei. Ana! Parabens neste dia que é o 1º dia do resto da tua vida! Adoro-te :-)

dezembro 18, 2005

Mentira

Nunca se mente tanto como antes de uma eleição, durante uma guerra ou depois de uma caçada ou pescaria.

dezembro 04, 2005

Foi hà 25 anos !

Adelino Amaro da Costa 18.04.1943 - 04.12.1980
Aos 37 anos de idade, prematuramente deixou-nos.
Hoje, completam-se 25 anos sobre o desaparecimento do então Ministro da Defesa Nacional de Portugal, Adelino Amaro da Costa, fundador do CDS.
Foi há 25 anos, que na fatídica noite de 4 de Dezembro, fiel aos seus supremos e insondáveis desígnios, de uma forma implacável.
Brutal.
Quis Deus interromper e cortar cerce essa carreira política, notável e brilhante, feita de entrega e devoção.
À causa. E à Pátria.
Não morreu. Porque só morre quem esquece. Ou quem passa pela vida sem deixar o toque indelével dessa passagem.
Para a sua geração - fica a dor e a saudade.
Para as novas gerações, para a Juventude que tanto amou, - fica o exemplo. A veneração. E o estímulo para continuar uma obra que permanece inacabada.
O seu exemplo, de fidelidade e de patriotismo sem mácula, permanecerá fonte de inspiração para quem ainda acredita que é possível cumprir Portugal.

dezembro 01, 2005

Parabéns pra nós

Parabéns. Foi nesta igreja, que começaram 23 anos de vida com coisas boas e com coisas más, com coisas mais ou menos e com coisas muito boas, que uma união que deu duas filhas lindas, quer ser uma união para sempre!

novembro 30, 2005

novembro 29, 2005

Amigos

Costumo dizer que os amigos são flores.
Flores porquê?
Porque as flores além de sua graciosidade deixam perfume nas mãos de quem as colhem. Assim são os amigos, cada um traz consigo uma essência característica da sua personalidade. Cada amigo que colhemos no jardim da vida tem a sua esssência, alguns tem-na mais concentrada, outros equilibrada e outros ainda tão suave que só com a alma podemos sentí-la. As melhores essências são sempre encontradas em pequenos frascos, assim são os amigos, às vezes pequenos frascos talvez até mesmo sem um rótulo, mas cuja fragrância invade até à alma.
A amizade não é senão a melhor forma de vivermos o "amor" que Deus nos propõe.

novembro 27, 2005

Quanto custa um Rei ?

À beira das eleições presidenciais em Portugal verifica-se que nos orçamentos de Estado de 2005 o Rei de Espanha, gasta - 7,8 milhões de Euros e o Presidente da República Portuguesa, gasta - 13,32 milhões de Euros
A Casa Civil portuguesa gasta mais 41,7% do que a Casa Real espanhola. Contas feitas ao PIB e à população, por habitante o Presidente da República Portuguesa custa 18 x mais que o Rei de Espanha!

Não

novembro 23, 2005

Apoios importantes


Os cidadãos "Alzheimer" e "Parkinson" manifestaram a sua intenção de apoio à candidatura a Presidente da República Portuguesa de Mário Soares, cidadão português, com 81 anos de idade que, segundo fontes bem colocadas, afirma estar em plena forma e pronto a divulgar o seu boletim clinico .

novembro 09, 2005

Praxem o Ministro


Outubro, início do ano lectivo nas universidades, é tempo de tradição - as praxes académicas.
Todos nós já ouvimos falar sobre a Praxe, mas o que é afinal a Praxe Académica?
A Praxe é um conjunto de tradições geradas entre estudantes e que há séculos que são transmitidas de geração em geração. É um modus vivendi característico dos estudantes e que enriquece a cultura lusitana, ao contrario do que se possa pensar a praxe não é para fazer mal ao caloiro ou gozar com ele, mas sim a praxe serve para ajudar o caloiro ou recém-chegado à Universidade a integrar-se no ambiente universitário e a criar amizades e a desenvolver laços de sólida camaradagem.
É através da Praxe que o estudante desenvolve amor e orgulho pela instituição que frequenta, a sua segunda casa.
Mas, agora temos um Ministro que quer acabar com as praxes. E porquê ?
Porque ao que se sabe existe uma aluna, que ninguém conhece, que foi praxada.
Porque existe uma aluna, que ninguem sabe onde estuda, que ninguém sabe quando foi praxada, que ninguém sabe onde foi praxada, que ninguém sabe como foi praxa, que apresentou queixa ao Ministro.
Não sei, será que vocês por ai sabem se esta aluna é algum fantasma do Ministro ? Ou será que que o Ministro quer esconder o aumento das propinas com uma peneira.
A Praxe Académica e o uso da Capa e Batina representam humildade e o respeito pelos outros. E o senhor, quando quer fazer dos estudantes e de nós parvos, respeita-nos senhor Ministro?

novembro 07, 2005

Nem Cavaco nem Soares

Não gosto de Cavaco (tal como não gosto de oportunistas) mas também Soares, não é, o homem certo para este momento... E, ficamos num impasse... esperamos ...
Como não gosto de Cavaco, prefiro Manuel Alegre no papel de Presidente, (neste particular Cavaco parece que se candidata mais a primeiro ministro do que a presidente, enfim). Agora Mário Soares? Pra esse peditório já os portugueses deram, há 20 anos, e esse tipo revelou ter sido um ingrato.
Cavaco, Soares e outros gostam do povo mas, em pequenino e de forma a que lhes coma na mão.
Continuo com mesmo pensamento, Viva o Rei !

novembro 04, 2005

outubro 29, 2005

Sucesso

Ter verdadeiro sucesso na vida é:
rir muito e muitas vezes; ganhar o respeito de pessoas inteligentes; gozar do carinho de meninos; ganhar o reconhecimento de pessoas qualificadas e saber suportar a traição de falsos amigos; apreciar a beleza; procurar o melhor nos demais; deixar o mundo um pouco melhor de como o encontraste - com um filho são, um jardim bonito ou uma pessoa mais feliz e saber que ao menos alguém viveu melhor graças a ti.

Citação do dia

A política... há muito tempo que deixou de ser ciência do bom governo e, em vez disso, tornou-se na arte da conquista e da conservação do poder

Fonte: "La Vita Agra"
Autor: Bianciardi , L.

outubro 28, 2005

Indicações e contra indicações

O Ministério da Saúde, preocupado com o que vem ocorrendo no mercado, no que diz respeito ao uso inadequado de alguns medicamentos, vem a público para prestar os seguintes esclarecimentos às mulheres:
HOMEM
*Indicações:
Homem é recomendado para mulheres portadoras de SMS (Síndrome da Mulher Sozinha). Homem é eficaz no controle do desânimo, da ansiedade, irritabilidade, mau-humor, insónia, etc...
*Posologia e Modo de usar:
Homem deve ser usado três vezes por semana. Se não desaparecerem os sintomas, aumente a dosagem ou procure outro. Homem é apropriado para uso externo ou interno, dependendo das necessidades da mulher.
*Precauções:
Mantenha longe do alcance das amigas. Manuseie com cuidado, pois Homem explode sob pressão, principalmente quando associado a álcool etílico. É desaconselhável o uso imediatamente após as refeições.
*Apresentação:
Mini, Midi, Plus ou Super Mega Maxi Plus
*Conduta na Overdose:
O uso excessivo de Homem pode produzir dores abdominais, entorses, contraturas lombares, assim como ardor na região pélvica. Recomenda-se banhos de assento, repouso, e contar vantagem para a melhor amiga.
*Efeitos Colaterais:
O uso inadequado de Homem, pode acarretar gravidez e acessos de ciúmes. O uso concomitante de produtos da mesma espécie pode causar enjôo, fadiga crónica e em casos extremos lesbianismo.
*Prazo de Validade:
O número do lote e a data de fabricação, encontram-se no bilhete de Identidade. E no cartão de crédito. Não use Homem fora de validade.
*Composição:
Água, tecidos orgânicos, ferro e vitaminas do complexo P
Atenção: Não contém CIMANCOL.
Cuidado:
Existem no mercado algumas marcas falsificadas, a embalagem é de excelente qualidade, mas quando desembrulhado, verifica-se que o produto não fará efeito nenhum, muito pelo contrário, o efeito é totalmente oposto, ou seja, além de não ser eficaz no tratamento das mulheres que possuem SMS, podem agravar os sintomas e até inibir o efeito do medicamento correcto.

outubro 26, 2005

Saudade

O meu "voto" é monárquico


Assisti à transmissão televisiva da apresentação da candidatura de Cavaco Silva à Presidência da República. Pareceu-me um sinal agourento de mais mau tempo a caminho para este país à beira-mar plantado.
Pela postura, pelas expressões, pelas palavras.

Se o objectivo era transmitir confiança e ânimo aos portugueses, a mim causou-me exactamente sentimentos contrários.
Pareceu-me ouvir um homem acabado, até de rosto.

Mas, ironicamente, não me preocupa o meu voto é monárquico, por isso não voto .

outubro 24, 2005

Balneário


Assim, não há banana que resista !

República das bananas


A Banana é o fruto da bananeira (género Musa). Existem bananas de diversas cores, ainda que a variedade mais conhecida e comercializada seja amarela quando está madura. Têm uma forma curva. Tal como o abacaxi, a banana é um fruto partenocárpico, pois, pode formar-se sem fecundação prévia. É por isso que não possui sementes.
As bananas são ricas em
potássio e em fibras.
A banana, fruto da bananeira, é uma fruta tropical de cor verde, quando verde, e amarela, quando madura. O seu formato é alongado, parecido com o formato de um pepino, porém de calibre menor. A polpa da banana é de cor creme e tem uma textura macia. Depois de cortada escurece com facilidade. As sementes são minúsculas e podem ser engolidas sem maiores problemas, juntamente com a polpa.
A banana é uma fruta muito prática por não necessitar de talheres para o consumo - excetuando-se situações em que a banana é servida flambada em sobremesas de finos jantares. Mas, apesar da sua grande praticidade ao consumo, quando se trata de transporta-la a banana oferece alguns transtornos - ela amadurece rapidamente quando retirada do seu cacho e amassa com facilidade por ter uma casca pouco resistente. Além disso a banana é uma fruta muito aromática, transferindo o seu odor para objectos que entrem em contacto com a fruta. Por esses motivos, alguém que leve bananas na bolsa para consumir durante uma tarde de trabalho fatalmente será alvo de chacota.
Existem muitas variedades de banana. A variedade mais consumida é a banana "nanica" também chamada banana "caturra" - este nome sendo o mais apropriado visto que essa variedade é a de maior tamanho entre as várias espécies de banana. A banana "da terra" é de tamanho ligeiramente maior que a "caturra" e tem uma casca mais angulosa, arestada e escura. Já a banana "maçã" tem tamanho menor, forma mais arredondada e é mais indicada para problemas intestinais, pois tem efeito regulador das "tripas". A banana "prata" tem o mesmo tamanho da banana "maçã" mas possui a casca semelhante à banana "da terra", por ser também um pouco angulosa. A variedade mais valorizada no mercado é a banana "prata".
Outra banana muito conhecida é a tradicional também chamada "manguito" - o gesto obsceno que consiste em dobrar o braço com o punho fechado e segurar a dobra do cotovelo com a outra mão.

outubro 23, 2005

Horários


Está na hora de voltar a opinar.
Tenho andado com uma preguiça medonha.
Já digeri o resultado das eleições, por isso agora há que voltar á vida e continuar as nossa crónicas de escárnio e maldizer.
Isto é que vai uma açorda, ainda agora votaram e já andam por ai a dizer que já estão fartos e que tudo ficou pior. Como de costume as eleições no Bombarral deram a vitória a um partido em que ninguém votou.
Só no Bombarral é que isto acontece por isso está mesmo na hora de acertar o relógio.

outubro 17, 2005

Não deixe o samba morrer


{Não deixe o samba morrer/não deixe o samba acabar/ o morro foi feito de samba/ de samba pra gente sambar/quem não gosta de samba/ bom sujeito não é/ é ruim da cabeça/ e doente do pé}
Já não se aguenta! Acabou a campanha e esta semana já não houve festas por causa disso. Agora é tudo gente anónima.
Agora vamos iniciar um novo ciclo. "A arte da politica", se for democrática, é a arte de desmontar os limites à liberdade dos bombarralenses; mas é também a arte da autolimitação: a libertar os individuos para capacita-los a traçar, individualmente e colectivamente, os seus próprios limites individuais e colectivos. Todos os limites estão fora dos limites. Perceberam ? Não. Então eu explico! É tempo de acabar com os jogos florais do cinismo, e dizer às inteligências de sala de estar que já não há paciência. Esta é a última oportunidade.

outubro 12, 2005

Maioria de esquerda


Acabou a campanha, o Bombarral está triste, passou a ser um marasmo onde nada acontece. Agora só se veem por ai uns "Pavões" mas, cuidado com a gripe das aves, pois ela vai atacar estes "Pavões" e as assas dentro de pouco tempo nem para canja de galinha vão servir.
Os tempos actuais, mais do que nunca, obrigam-nos a enfrentar desafios permanentes. E estas eleições autárquicas foram um desafio permanente, foram umas eleições contra tudo, contra os instalados, contra os oportunistas e contra todos aqueles que sendo do CDS nada mais fizeram do que apoiar outros que outrora também do CDs agora passaram a ser o adversário.
Nestas eleições verifiquei quanto foi, é e será sempre a grandeza do CDS pois todas as listas quer do PSD, do PS, da CDU e até incluindo a do CDS tinham candidatos que nasceram e cresceram para a politica nas fileiras do CDS.
Não analiso o resultado das eleições, pois não sou analista, e como também não faço futurulogia só me será possivél analizar o que quer que seja dentro de 4 anos.
Para já o Concelho escolheu uma equipa que diz ter: " Soluções para o Futuro", não pelo programa eleitoral apresentado a sufrágio, pois os programas dos outros partidos todos eles contemplam as mesmas soluções que o programa vencedor .
Agora andam por ai a rir alguns que estiveram escondidos durantes estas últimas semanas mas, que mais se parecem como as "hienas" que riem, fazem sexo uma vez por ano e comem escrementos por isso RIEM de quê ?
A principal conclusão que se pode tirar destas eleições é que a vitória principal não foi a do PSD a vitória principal foi a da esquerda pois o Bombarral virou há esquerda que passou a ter uma maioria na Câmara Municipal.
No entanto acreditem que ainda ninguém escreveu um "Requiem." pelo CDS , porque, às vezes, caem as pontes, fecham-se as janelas e as portas... e nada mais permanece a não ser uma espiral azul para fugir das trevas...a espiral de fumo dos sonhos.

outubro 10, 2005

Fui derrotado !


É nas derrotas que encontramos forças para trilhar um caminho de vitórias!
Fui de férias para alinhar as ideias mas, volto em breve

outubro 08, 2005

O sexo dos anjos

Pois é, não queria falar deste assunto mas.
Manuel quintino não está a ser honesto para com o CDS, partido que o acolheu quando ele veio "dissidente" do PSD, partido que o manteu como vereador durante 7 anos e meio. Manuel Quintino não foi honesto, politicamente, quando evocou como razão de abandono da vida autárquica o desencanto para com os dirigentes nacionais do CDS e, quando dizemos que não foi honesto é porque Manuel Quintino, agora com paz e tranquilidade, mentiu. Mentiu porque Manuel Quintino renunciou ao seu mandato como Vereador, para não passar á situação de ilegibilidade e assim perder o mandato. Manuel Quintino após ter transitado em julgado a sentença que o condenou no processo que Albuquerque Álvaro lhe moveu, caiu na situação de perda de mandato. Por isso Manuel Quintino antes que fosse tornado pública essa situação e numa manobra de antecipação, que diga-se nunca o CDS contrariou, renunciou ao mandato.
Que concelho queremos ? Queremos acima de tudo um concelho onde os autarcas, independentes ou dissidentes sejam GRATOS ! Em politica a gratidão existe e Manuel Quintino foi ingrato para com o partido que o acolheu e que lhe deu notariedade politica durante os últimos 7 anos e meio, em que foi vereador na Câmara Municipal. Aliás e em abono da verdade, pois não posso perdoar o apelo ao voto em outra candidatura que não a do partido que o elegeu, Manuel Quintino devia estar, como diz, distanciado e tranquilo, pois da sua passagem nestes últimos anos pela Câmara não são conhecidas quaisquer propostas ou medidas na defesa dos interesses do Bombarral e da sua gente. Manuel Quintino que tanto "gritou" no Municipio contra tudo e contra todos, podia sair por onde quisesse mas pela porta pequena é que não se esperava. O CDS merecia mais de Manuel Quintino, porque o CDS esteve sempre ao lado dele.

outubro 07, 2005

Não fugi

Não morri, não fugi, não estou desaparecido !
Estou em combate. Estou em campanha eleitoral, depois do dia 9 logo volto.

setembro 19, 2005

Cumplice na tua dor

É com tristeza que escrevo, tristeza porque a morte apesar de não ser um fim, é sempre triste.
Morreu o pai de dois meus grandes amigos mas, em particular morreu o pai do meu amigo Carlos, amigo de juventude, amigo de copos, amigo do bem e do mal, amigo como tenho poucos, amigo de muitos anos. Estou triste porque o meu amigo ficou mais pobre. Para ti Carlos, sabes que não precisamos de palavras para estarmos cumplices na dor.

setembro 11, 2005

A imprensa deve ser independente


Ninguém se preocupa com o facto de um candidato autárquico do Bombarral, continuar a escrever, num jornal local, artigos de opinião de apelo ao voto no seu partido.
Não questionamos os critérios jornalisticos de cada redacção, questionamos sim, a promiscuidade e a campanha de um comentarista residente, que utiliza um órgão de comunicação social, que deve ser independente, para fazer a sua própria campanha eleitoral.
A lei prevê que a imprensa publique ou publicite, gratuitamente, as actividades e os programes eleitorais de cada partido mas, que um jornal permita a um "colaborador - comentarista" que opine mais como diário de campanha de um partido politico, do que como cronista de opinião independente é que já nos parece criticável e sensuravél, mais ainda para o cronista do que para o próprio jornal, a quem até reconhecemos que possa ter como linha editorial esse caminho politico.

Conta comigo


Em homenagem ao meu amigo Pedro Sanchez que muito estimo e a quem não posso deixar de públicamente desejar muitas felicidades na jornada que agora vai iniciar.
Conta com apoio dos amigos que mesmo ausentes fisicamente, sabes que estão sempre ai ao teu lado.
Pedro a tua luta e a do Carlos Monteiro é a nossa luta, uma luta de quem acredita que é sempre possivél fazer melhor.
Boa onda .

Mentira


"Acreditamos na terra em que vivemos"

"Slogan" com que o PSD e Feliciano Barreiras Duarte, concorrem às eleições no concelho de Óbidos.
Se para o actual presidente da câmara de óbidos este "slogan" pode ser sentido e é verdade já para Feliciano Duarte, na nossa opinião, é um "slogan" de mentira.
Mentira porque Feliciano Duarte não mora em Óbidos !
Mentira porque Feliano Duarte não acredita na sua Terra !
E é por não acreditar na sua Terra nem na candidatura do seu partido na sua Terra que Feliciano Duarte, escolhe ser candidato numa terra adoptiva, Óbidos.
Má lingua?
Não, o simples exercicio da leitura dos factos conhecidos no terreno !

Liedson resolve .....


Spoooooooorting... Spoooooooorting ....
Eu sabia que hoje tinhamos uma alegria

Sporting-2 : 1-Benfica

«Queremos que este Clube seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa». O voto foi formulado em 8 de Maio de 1906 por José Alvalade e a verdade é que o Sporting nunca mais parou de crescer.

setembro 10, 2005

Spoooooorting .....


Que Alvalade XXI tenha uma jornada verde e branca de glória
O Sporting nasceu um dia
Sob o signo do leão
Nós aprendemos a amá-lo
E a trazê-lo no coração

Rapaziada oiçam bem o que eu lhes digo
E gritem todos comigo
Viva ao Sporting !

Rapaziada quer se possa
Ou se não possa
A vitória será nossa
Viva ao Sporting !

Bandeira verde o Leão
E uma esperança sem fim
Muita fé no coração
O sportinguista é assim

Rapaziada oiçam bem o que eu lhes digo
E gritem todos comigo
Viva ao Sporting !

Rapaziada quer se possa
Ou se não possa
A vitória será nossa
Viva ao Sporting !

Ai vamos lá ca
ntar a marcha
Que é a de todos nós
Cantam todos os do Sporting
Desde os netos até aos avós

Rapaziada oiçam bem o que eu lhes digo
E gritem todos comigo
Viva ao Sporting !

setembro 09, 2005

À minha mulher


Quando te encontras num lugar muito apertado e tudo se parece virar contra ti ao ponto de julgares que não poderás suportá-lo nem mais um minuto, nunca te rendas, porque é exactamente esse o lugar e o momento em que as coisas vão mudar.

Eusébio volta

Eusébio vai voltar a jogar, parece anedota mas não é, Eusébio tem todo o direito de voltar a envergar a camisola pelo menos da selecção.
Se Mario Soares com 81 anos quer voltar a ser Presidente da Républica, porque não pode Eusébio voltar a jogar á bola e, Carlos Lopes e Rosa Mota porque não podem tornar a ganhar o "Ouro Olimpico".
Será que quem tanto bradiu contra os 48 anos de fascismo, não consegue agora vislumbrar que ninguém quer 48 anos de soarismo, ou isto é só fogo de vista para nós não vermos a fraqueza de figuras com capacidade e peso politico do PS para serem Presidentes da Républica ?

setembro 06, 2005

Estou de saco cheio !

Está na hora de tomarem juizo e deixarem de falar de mim, esgotou-se a paciência estou de saco cheio e mesmo com mau feitio e acreditem seus incompetentes que não querem que eu me chatei convosco.
Estou mesmo de saco cheio, estou farto de incompetentes que nada mais fizeram por esta terra do que procurar um tacho para sacar umas massas à custa do municipio. E infelizmente são estes incompetentes COBARDES que continuam a utilizar o meu nome, agora, para atacar a candidatura de Albuquerque Álvaro, actual presidente da Câmara.
Basta! Tomem cuidado pois não vos quero mais a falarem de mim, vou partir para uma má onda e é bom que tenham cara para um par de "galhetas".
Pobres de espirito e sem capacidade, sejam advogados, professores ou outros que se menosprezam a vocês próprios quando demonstram o medo politico que tem por uma unica pessoa, eu, que ainda por cima não sou candidato a nada, porque não quero !
Senhores Costa Pereira, Luis Duarte, Rui Viola, Joaquim Henriques e demais anónimos, basta! Não vos quero mais ouvir a falar no meu nome, tenham cuidado e preparem-se para assunir as consequências dos vossos actos se utilizam mais alguma vez o meu nome.
Deixem de ser COBARDES e deixem de falar nas minhas costas se foram prejudicados ou ofendidos por mim, ganhem coragem, e alguma coisa entre pernas, e digam-mo na cara.
Depois não digam que não vos avisei e que tenho mau feitio, por tenho mesmo.

setembro 05, 2005

Estado de espirito !


Sentir-se jovem é sentir o gosto
de envelhecer ao lado da mulher.
Curtir ruga por ruga do seu rosto
que a idade sem vaidade lhe trouxer.
O corpo transforma-se em escultura.
O Tempo apaixonado é um escultor.
E a fêmea oculta na mulher madura
explode em sensuais formas de amor.
E a fêmea, esta escultura, já mulher madura.
Explode em sensuais formas de amor.
Ser jovem quarentão não é preciso
provar que emagrecer rejuvenesce
pois a melhor ginástica é o sorriso.
E quem sorri de amor nunca envelhece.
Amar ou desamar sem sentir culpa
desafiando as leis do coração.
Não faça da velhice uma desculpa
e nem da juventude profissão.
Idade não é culpa, velhice não é desculpa
nem mesmo a juventude é profissão.
Fica mais velho quem tem medo de ser velho
roubando os sonhos de alguma adolescente.
Dizer que ele "dá duas", que é potente.
Mentir para si próprio e para o espelho.
A idade é uma verdade, não ilude
quem dividiu a vida com prazer.
Velho é drogar -se de juventude.
Ser jovem é saber envelhecer.
Velho é quem se ilude que a idade é juventude.
Ser jovem é saber envelhecer

Citação do Dia

A ingenuidade é uma força que os astutos fazem mal em desprezar

LA/Liberty Bomba .. quê ?


Gostei de ouvir falar em LA / Liberty / Bombarral mas, infelizmente é só quando as corridas são cá no burgo que se utiliza esse nome em outros locais é só a LA / Liberty.
Mas também não admira, pois a falta de respeito manifestado pelos atletas dessa equipe, para com o Bombarral, ficou bastante evidente no final destas últimas "25 voltas à vila" quando o apresentador radiofónico foi chamando, um a um, os ciclistas para receberem os seus prémios individuais todos os atletas fizeram jus à sua presença somente os da LA / Liberty não se apresentaram no palco, com excepção ao 1º classificado, talvez não seja defeito, seja unicamente porque o Bombarral não tem nenhuma equipe de ciclismo !

agosto 28, 2005

Humildade !

Detesto Humildade!
É uma chatice, levanta os tacos do chão, estraga a pintura da casa e, se está calor aparecem mosquitos, se está frio faz nevoeiro!
Depois perguntam-nos porque é que não somos mais humildes!
Até dizemos mais, somos Desulmidificadores!

Piada estupida do dia

O Boneco da Michelin está doente!
De que enfermidade a simpática mascote da conhecida marca padece?...
R: De uma PNEUmonia!!

agosto 27, 2005

Não nos rendemos !

Ninguém pode vencer quem não se rende !

R.I.P.


Morreram dois ilustres cidadãos bombarralenses. Refiro-me ao Fernando Duarte e à Dona Ivone Bastos.
Serão sempre recordados pelo seu trato afável e pela sua dedicação ao Bombarral. Todos as conheciamos, todos com elas convivemos. Às suas familias a nossa solidariedade e carinho nesta hora de mágoa.
Paz à sua alma .

agosto 24, 2005

Ser feliz ou ter razão ?

Oito da noite numa avenida movimentada.
Um casal já está atrasado para jantar na casa de alguns amigos. O endereço é novo, assim como o caminho, que ela verificou no mapa antes de sair. Ele conduz o carro. Ela orienta-o e pede para que vire na próxima rua à esquerda. Ele tem a certeza de que é à direita. Discutem.
Percebendo que além de atrasados, poderão ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira a direita e percebe que estava errado. Ainda mas com dificuldade, ele admite que insistiu no caminho errado, enquanto dá a volta. Ela sorri e diz que não há problema algum em chegar alguns minutos mais tarde.
Mas ele ainda quer saber e pergunta: - "Se tinhas assim tanta certeza de que eu estava a ir pelo um caminho errado, devias ter insistido um pouco mais". E ela diz: - "Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma briga, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite".
MORAL DA HISTÓRIA: Esta pequena historia foi contada por uma empresária durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia todos gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independente de tê-la ou não. Desde que ouvi esta história, tenho-me perguntado com mais frequência: Quero ser feliz ou ter razão ?
Pense nisso e seja feliz.

agosto 21, 2005

O País está a arder


O País está a arder, são fogos por todo o lado, está tudo completamente descontrolado, não porque não existam bombeiros ou quem controle a situação. Está tudo descontrolado sim mas, porque não existem bombeiros nem meios suficientes para acudir a esta situação de calamidade que se vive no País .
O País está a arder por causa dos fogos.
E o Bombarral ? Se no País existem a esta hora 51 incêndios no Bombarral existe um incêndio que se iniciou na passada 3ª feira e que apesar de circunscrito só vai ser extinto em 9 de Outubro. Mas, se por um lado se sabe que este incêndio vai ser extinto em Outubro, por outro lado e partindo do principio que o incêndio está circunscrito, esperemos que os "candidatos a bombeiros" não percam o controlo dele pois se isso acontecer, o incêndio pode vir a ser extinto em Outubro mas, tudo o que for utilizado no combate ao incêndio vai ficar registado e não vai ser esquecido no futuro. Num futuro em que vai ser necessário trabalhar para a reflorestação deste Concelho.
O País está a arder, não ajudemos por isso a tear mais o fogo !

agosto 20, 2005

Mais forte

Quando morre uma flor, nasce uma semente; quando uma semente morre, nasce uma planta. E a vida continua o seu caminho, mais forte do que a morte.

Medo !


Medo é um sentimento de inquietação que resulta da ideia que todos temos do aproximar de um perigo real ou aparente. Sim, acredito todos temos medo, uns mais do que outros, outros muito mais do que nós.
E aqui o nós é nem mais do que a actual candidatura de um independente que o CDS/PP patrocina no concelho de Bombarral. Reparo, reparamos todos que esta candidatura é temida e por ser temida, tudo está a ser tentado para desvalorizar a mesma, são sondagens (ficticias), são a ofença pessoal, são as mais dispares e incrivéis tentaivas para tentar dividir os proponentes e os candidatos, etc...etc...etc...
Mas não, não é possivél!
Coesão, competência e disponibilidade são a lema desta candidatura, que trabalha e quer o melhor para os cidadãos habitantes do concelho do Bombarral .
Medo. Sim um sentimento que definitivamente está instalado no lado de lá. No lado de lá, no lado dos Pela nossa parte não existe, sobre o assunto eleições, medo. Existe isso sim respeito pelo adversário, seja ele de qualquer côr, raça ou credo diferente do nosso.
" Agora é tempo de novas esperanças. É possível ir em direcção à luz. É possível ir em direcção a uma nova primavera cheia de luz, de novos horizontes. Levante-se e eleve-se, nós estamos do seu lado."

agosto 17, 2005

O Agricultor

O agricultor não está cá ! Tanto falou, tanto elogiou as suas competências e tanto criticou as dos outros que afinal não está cá, será porque ninguém o quis ?
Ele que até veio a público afirmar convites, passados e recentes (?) ao mais alto nivél e, afinal ninguém o quis ? - Isto é que vai uma açorda !
Mas é nestas situações que se mostram as verdadeiras intenções e o espirito da coisa... E parece-nos que ele pelo nosso lado está mal, pois escolheu-nos como "inimigos" . Porquê ?
Se não escolheu parece que sim, pois tenta atacar-nos em várias frentes mas, não vai conseguir. Ainda o vamos ver a apoiar quem mais criticou. Vai ser mais ou menos como - "estar bem com o poder é bom" - é assim também como- "estar com Deus e com o Diabo".
Tem sido sempre este o seu rumo e se sobre o diabo não sei sobre deus tenho a certeza que não dorme nem anda distraido. O tempo o dirá !

agosto 12, 2005

A Missão

É preciso chegar ao cimo, chegar à luz, dar um sentido a cada passo, glorificar a singeleza de cada coisa, anunciar cada dia com um hino. Chegar ao fim com a missão cumprida e gritar com todas as forças, conseguimos !

agosto 08, 2005

Acção II

Os nossos sonhos podem transformar-se em realidade se os desejarmos tanto a ponto de correr atrás deles.

agosto 07, 2005

A acção

Nós cometemos o maior erro quando, por medo de nos enganarmos, erramos deixando de nos arriscarmos no nosso caminho.
Não erram os que tentam diferentes caminhos, para atingir as suas metas. Erram aqueles que, por medo de se enganarem, não caminham.
Não erram os que procuram a verdade e não a encontram; enganam-se aqueles que, por medo de errar, deixam de procurá-la.

agosto 06, 2005

Hoje há caracois

Não pelo festival que o SCEB realiza e que até tem óptimos petiscos. Mas, porque andam por ai alguns com "humor mucoso das fossas nasais". Mas enfim os cães ladram e a caravana passa mas, passa com estabilidade e vai em velocidade de cruzeiro. Tudo agora me parece mais uma camioneta pois em todas as paragens temos passageiros para entrar.
Por falar em caracois, e unicamente por causa do festival o dia de hoje foi fértil em visitas "xoxialistas", pena que só apareçam de 4 em 4 anos, nos arraiais populares deste concelho, um especial reparo há organização, parabéns.

agosto 05, 2005

Quanto maior for o obstáculo ....

Mergulhamos no meio das coisas, sujamos as mãos, caimos de joelhos e, então procuramos alcançar as estrelas ...
Faltam 13 dias para o 1º dia do resto da nossa candidatura. Temos "Homem"! Renovado, e cheio de pujança. Está em desenvolvimento um espirito de missão e camaradagem salutar. Hoje foram mais uma mão cheia de adesões, isto está mesmo a ultrapassar as espectativas.
Ainda acabamos por conseguir o que ninguém quer que consigamos ou seja a .........
Queriam mas eu não digo, amanhã falamos, não, amanhã não, lá mais para a frente.

agosto 04, 2005

O 1º dia do resto do caminho

Hoje foi o 1º dia do resto da nossa meta até Outubro. Foi gratificante, exaustivo mas gratificante, a adesão foi unânime. Hoje concluimos, mais uma vez, que as pessoas querem o "Homem" as pessoas perferem o certo em vez do incerto. As pessoas preferem quem conhecem. Hoje o João, o Paulo, A Cátia, o António, o Filipe e a Olga disseram sim estão com força e têm fé. É incrivél como estes querem trazer outros.
Sempre acreditámos que podia ser possivél. Hoje temos a certeza que pode ser possivél, nós queremos, o "Homem" quer e as pessoas perferem-no e estão do nosso lado assim tudo está em aberto, tudo pode acontecer, o céu é o limite.

agosto 03, 2005

Nunca se rendam

Nos tempos actuais, mais do que nunca, somos obrigados a enfrentar desafios permanentes: a competitividade no trabalho e na vida, a necessidade de treino e de protagonistos, o perigoso fascínio por paraísos. Todos nós participamos numa corrida sempre ascendente.
E de repente, as nossas forças falham. E, logo se pensa que vamos renunciar, abandonar tudo e conformarmo-nos ... É tentador e seduz-nos para um abismo mas, nesse momento uma voz diz-nos: " não se rendam"...
Aconteça o que acontecer, não importa se antes fracassamos, existe sempre uma nova oportunidade. O único tema válido é que não nos rendemos.
Este é nosso lema e o nosso presente para quem acredita e está a lutar, para nos apoiar-mos nos nossos esforços, para nos animarmos quando sentimos que não aguentamos mais.
Nós somos a própria voz que nos dará coragem. que nos dirá: nunca se rendam.

Com a devida vénia

«As vitórias deste mundo
Lembram-me as águas do mar:
Cai lá ouro, vai ao fundo,
e um cepo fica a boiar!»

Não sei. Ainda não morri !

Que é a morte?! Não sei. Ainda não morri.
É acto resistente?
Será o alvorecer?!... Ficar algures ai?!
É confronto real de mérito descente?!

A vida é rio de água fresca sem paragem,
É turbilhão, é ser o sermos nova imagem!
Que é a morte?! Não sei. Ainda não morri

agosto 02, 2005

Ok

Okei, confirma-se ! Temos "Homem".

Old dog ....

Já não acredito, era ontem, mas não foi. O "Homem" não quer ou será que quer ? Isto é muito dificil quando o "Homem" não tem a noção do tempo. Está visto que esta é uma batalha perdida. Já fomos. Não sei a onde mas, já fomos, fomos levados ao engano. Ok, o "Homem" ganhou, tinha uma estratégia ? Estou mesmo péssimista contra tudo e contra todos já não acredito. Ainda bem assim vou de férias mais cedo. Mas eu não quero ir de férias eu queria mesmo era que isto fosse um prato a frio.
Logo vi que isto era "Cebolas do Egito" ou seja, isto era fartura a mais. Como dizem na terra do "Big Ben" - You can't teach an old dog new tricks .

Sempre é verdade

Quem espera desespera e é mesmo verdade. Já não acredito, o tempo passa e nada. Bem logo se vê hoje é o dia D, ou vai ou raio que parta tudo isto. Será que ele é mesmo assim? Nâaaaaaaa... está mas é gozar connosco. Olha que se lixe, como diz o Rui vamos esperar para ver. Mas, secalhar é melhor esperarmos sentados para não nos cansarmos. Isto vai ser muito dificil já não sei se há tempo para tanto. Espera, new york, new york isto é a musica do télélé, vou atender ..... depois volto, até jááááááá.

agosto 01, 2005

Angústia

Esta espera é angustiante!

Vivem por i alguns de várias tretas,
Com uns eu esbravejo, com outros mango;
Que ópio dás ao machete, orangotango,
Tu, glória das carrancas semipretas!

Quando acompanhas de infernais caretas
Insípido lundum ou vil fandango,
Não posso tal sofrer: eu ardo, eu zango,
Que no auge do assombro te intrometas.

"Bocage"

Estamos do seu lado

Bom se o homem aceita lá vão dizer "cobras e lagartos" mas, como diz o ditado "Os cães ladram e a caravana passa". Tenho consciência que é um pouco estranho mas não é inédito, últimamente temos conseguido viver e candidatar com quem vem lá do outro lado da linha. Temos que pensar positivo ainda á pouco estivémos todos juntos na "Nau Catrineta" e passámos o "Cabo das Tormentas". Quem sabe se em Janeiro não estamos outravez todos juntos.
O problema não é o "Homem" o problema é que se o outro ganha, ai é que temos que emigrar, pois viver aqui será pior do que viver em qualquer Cartel da Colômbia. Depois só com audiência marcada com 2 meses de antecedência. Não isso não quero, até podem dizer que "é um sapo" mas com champanhe não é sapo são perninhas de rã.

Antes de ser já eram

Ouvi dizer que é hoje que, sem qualquer novidade, os que já foram "ressabiados" e agora perdoados vão ser apresentados como candidatos dos que deixaram cair o Bombarral.
Assim acredito! Que cada vez mais parece que isto até pode ser facil para o "Homem" para isso basta ele querer e com trabalho e com prazer lá ficará mais 4 anos.
Antes de acabar este escrito, disseram-me agora ao "télélé" que o "deus pequeno" está cá com o candidato à AM de Óbidos. Hé.. he... lá vai mais umas ginginhas para afogar os candidatos. Lembrei-me agora foram apresentados hoje por causa do fogo de artificio, assim é a Câmara que paga o fogo, e são eles que o lançam e apanham as canas. Isto é que é uma festa.

Candidato em Óbidos

Se é verdade como por ai dizem o Feliciano Duarte é candidato á Assembleia Municipal de Óbidos, então onde está a sua crença e esperança na vitória da candidatura do Bombarral 1º.
Parece que ele também é cidadão de primeira em Óbidos, pelo que assim está bem, antes ganhar lá do que perder cá.

julho 31, 2005

Estou contente, será que posso ?

O "zé" ligou! E estou contente, será que posso?
Vou aguardar até 2ª feira, pois parece que o "telélé" vai tocar lá nas "Caldas", isso não é bom! É bóptimo, até parece que já oiço a musica: Campeõooes... campeõooes... campeõooes... isto até parece o futebol mas não é, aqui o Campeonato ganha-se com a regularidade e sem dar nas vistas o que interessa é marcar mais golos do que os adversários. Como diz o ditado: "Move heaven and earth", eu traduzo: "Mover céus e terra"

julho 26, 2005

Mãe D'água

Bom restaurante este aqui no Sobral do Parelhão. Tem dias que mais parece "Uma odisseia no espaço" com "Encontros imediatos do 3º grau" hoje foi um deles. Vejam bem nós já estavamos a jantar com uns amigos, eis que apareceu a "Susana" e o marido, logo de seguida entra o "Homem" para um jantar de "apoios" e não é que se segui-o a entrada do Abel, que já foi dos outros e depois foi primeiro para agora mudar, parece-nos, para os outros outravez.

julho 25, 2005

He he he

Hoje foi giro, o homem numa mesa, os banidos noutra mesa, e nós eramos 3 a rir e a jantar noutra mesa. Isto só mesmo no Festival do Vinho Português aqui no Bombarral. È de rir e beber por mais. He he he...

julho 23, 2005

Passerel de politicos

Visitámos o Festival do Vinho, o festival da nossa terra. Sinceramente não fosse o movimento que faz no Bombarral e diriamos mesmo acabem com este Festival do "vinho" pois deixou de ser um festival do vinho para ser especie de feira de actividades económicas do Bombarral.
Já é tempo de se pensar no Festival do Vinho em outros moldes, mais vinho e menos outras coisas.
Nós queremos que o Festival do Vinho Português nunca acabe mas, também queremos que mais pessoas venham ao Festival para ver, provar e comprar vinhos de todo o País e não de meia duzia de sitios.
Parabéns, pois se não fosse mesmo este mau festival, então é que ninguém vinha por cá.
Porque será que de 4 em 4 anos o Festival tem mais encanto na hora da despedida? Será por acabar a "passerel"?

julho 22, 2005

Motu Proprio

Pois eu ainda acredito mas, isto está dificil ! Mas o que é que o homem quer, não temos mais nada para lhe dar, isto é um dar e receber, dar e repartir para que tudo corra bem. Bom se o homem não se decide estamos feitos! O homem tem um " MOTU PROPRIO"

julho 21, 2005

Quem disse que ali há votos?

Apreciámos a restauração da antiga destilaria da Companhia Agricola do Sanguinhal. Parabéns também pelos excelentes vinhos que nos proporcionam.
É pá, mas agora estão em toda a parte, mais parecia um comicio dos "laranjas" não faltou ninguém. Será que ninguém lhes disse que ali não ganham votos. Ou já andam á procura de descontos para os eventos que se aproximam ?

julho 20, 2005

Será hoje ?

Será que é hoje ?
Precisamos dele pra ganhar !
Eu acredito que vamos conseguir, assim o homem o queira

julho 19, 2005

Ladram mas não mordem

Pensavam que isto de ser candidato autárquico era só ser anunciado e depois "morder na mão do dono".

julho 17, 2005

Ouvindo o Silêncio

Os japoneses são famosos por muitas razões. Mas principalmente porque os seus automóveis estão entre os melhores do mundo, os seus rádios e aparelhos de som são excelentes.
Mas, hoje não vamos referir-nos a nenhuma destas coisas. Queremos apenas contar uma pequena anedota japonesa que achámos muito engraçada. - Três homens decidiram um dia adoptar a prática de guardar o silêncio absoluto até à meia-noite desse dia, altura em que iriam contemplar a lua cheia. Passado algum tempo um dos homens, distraidamente, exclamou: - Ora, é muito difícil não abrir a boca! Ao ouvi-lo falar, um dos outros disse: - Você está a falar e isso é proibido! Então, o terceiro, indignado com os outros dois, saiu-se com esta: - Vejam lá, sou eu o único que não falou!
Por falar em anedotas e adágios, estamos a lembrar-nos daquela que diz que "a palavra é de prata, mas o silêncio é de ouro". Mas, hoje em dia, parece haver muito pouco desse "ouro". Pois vivemos num mundo não só cheio de palavras, mas acima de tudo, cheio de barulho. Ruídos de trânsito, de aviões e de certos aparelhos de som que, muitas vezes, se tornam em verdadeiras fontes de barulho. É como alguém, uma vez disse: "No meio do barulho não se consegue ouvir o silêncio!
"Ouvir o silêncio", é um pensamento interessante.
O homem moderno começa o seu dia com o som do rádio despertador; usa rádio ou leitor de CDs no carro; ouve o que se chama "música de ambiente" no elevador e no escritório. E termina o dia com o ruído do televisor em casa, e é capaz de passar a noite ouvindo o barulho dos cães a ladrar na rua .......
Por causa de todo este ruído, o silêncio é de ouro !

julho 15, 2005

Cromos repetidos

Era só o que me faltava ! Agora tenho aqui uns "cromos" a pedir, não sei a quem, que eu me vá embora. Mas será que não perceberam ainda que eles é que perderam o "comboio". Só não percebo é como o "agricultor" os deixou utilizar o nome da organização dele?
Como dizem os Ingleses " A little is better than none" (Um pouco é melhor do que nada) ou "Half loaf is better than no bread" (Meio pão é melhor que nenhum).
Bom mas isto não fica assim, eu que até era para esquecer algumas coisas mas, agora, como sou eu que tenho a caderneta tenho que ser eu a escolher os "cromos" e estes não quero já são repetidos!

julho 12, 2005

Elena ...

Boa amiga, acredita que para mim não é surpresa já esperava que fosses repetente como candidata. O Carvalhal tem a ganhar se fores "Elena", Ups... se fores eleita. Sabes que até era capaz de votar em ti mas, como não voto na tua Freguesia... Esta é uma daquelas frases que até pode não ser verdade mas, fica bem dizer. Tu sabes, né.... Bjs e boa campanha "miga". Áaaaa não batas muito no meu candidato tá.

julho 08, 2005

Pensei em grande

Hoje depois de vir da "Aldeia grande" pensei em grande, pensei em vitória. Nada melhor do que deixar isto tudo com uma vitória. O "zé" vai falar com eles e! E se tudo correr bem troco o incerto pelo certo, como todos me dizem troco a derrota pela vitória. Fosse tudo assim tão facil e isto era uma maravilha. Nem quero acreditar no que estou a pensar mas, é verdade se o "Homem" aceita-se isto era vitória quase pela certa.
Enquanto há vida há esperança, por isso, como dizia o "Bom gigante", deixem-me sonhar!
Não querem lá ver que o "Homem sonha e a obra acontece"

julho 07, 2005

Eu não perdi um amigo, e ele?

Será que hoje perdi um amigo! Ou será que nunca foi amigo!
Bom talvez eu pense que ele era meu amigo mas..., eu fui amigo dele até hoje e demonstrei-o com actos, não interessam quais, ele sabe!
Os amigos não se traiem nem são para as ocasiões. Os amigos são aqueles que mesmo não estando presentes nós sentimos que estão presentes. Este trocou os amigos pela conveniência.
Pois bem ele que fique com ela que eu fico sem um amigo que antes de o deixar de ser já o não era. Eu afinal não perdi nada, e ele ?

julho 03, 2005

O Bombarral precisa de confiança

O Bombarral precisa de confiança e de estabilidade, tanto na autarquia como na população. Sem confiança num projecto e sem liderança os eleitos pouco podem fazer. Na politica, na economia e na vida em geral a falta de estabilidade é como uma praga que extermina tudo à sua volta quer sejam soluções, propostas ou caminhos .
O Bombarral habituou-se a desconfiar e a não acreditar. O Bombarral precisa urgentemente de fazer o contrário. Mas acreditar em quê e confiar em quem ? Que ideias e projectos podem gerar empenho público dos bombarralenses ?
No Bombarral ouvimos, todos, a discutir as mudanças e se elas devem concretizar-se através do poder político ou através de consensos com a sociedade civil . Há quem desdenhe do consenso, tido como frágil, e há quem receie decisões vistas como imposições . Enquanto durar esta discussão ficamos entre uma coisa e a outra. As câmaras presididas por José Guilherme eram câmaras de consensos entre gestão e oposição, as gestões posteriores quiseram demarcar-se, criticando-o mas, não conseguiram implantar um modelo de gestão próprio e digno desse nome. A próxima Câmara com maioria ou apoiada pela oposição, tem que ter um rumo, tem que ser eficiente nas decisões e tem que ser eficaz nas aplicações. A próxima Câmara tem que conseguir gerar propostas que provoquem e mobilizem o Bombarral e os bombarralenses. Há empresas em extrema dificuldade a viver muito abaixo das necessidades e há uma Câmara a gastar muito mais do que devia. É importante trabalhar para reduzir as despesas e a gerar mais receitas de forma a não se agravarem ainda mais as contas da autarquia, actuais e futuras .
È importante que esta campanha eleitoral, suscite um debate concelhio profundo que permita pensar políticas imediatas de médio e longo prazo, pois se isto não vier a acontecer a próxima Câmara arrisca-se a não tirar o Bombarral do limiar da pobreza em que se encontra.

julho 02, 2005

O homem vai recandidatar-se

Quando souberam que o homem se vai recandidatar, alguns com medo de perder, (sabe-se lá o que?), correram para a internet, (mesmo como anónimos), e para os cafés a defender o homem !
Pois é não têm a coragem para reconhecer e dizer publicamente que homem tem é andado mal acompanhado na gestão. è que nós já o fizemos numa sessão publica da Câmara, já de-mos os parabéns quando era de dar e também já criticamos quando era de criticar.

Olha ó gajo

Merda, ups desculpem. Então querem lá ver que parece que me enganei. O "gajo" está aborrecido e pensa que chega aqui e manda em todos. Olha pró "gajo" pensa que é o "maior" chegou agora e já quer correr com os outros. Isto até parece um filme de "fixão". Então o "gajo" não é ninguém! Nós queremos fazer dele alguém! E o "gajo" quer "morder a mão do dono". Isto só Video. Porque contado não tem piada. Bom vamos lá ver no que isto dá mas, jã não estou a gostar desta M....

junho 29, 2005

Hoje é feriado

É hoje que apresento os candidatos, espero que isto corra bem, estão cá os chefes e os escribas, a mensagem tem que passar bem. Alô teste... teste alô. Bom já não é nova esta situação por isso vai correr bem, ups espero eu

Hoje é Feriado com "F" grande

Hoje vamos homenagear os Bombeiros Voluntários do Bombarral, mais vale tarde do que nunca, eles bem merecem receber esta medalha do Concelho. Agora o "outro" é que já não sei ainda não consegui ver em lado nenhum o dedo dele. Secalhar o dedo é o mininho por isso é tão pequenino que não se consegue ver. Ou será que ando cego. Querem ver que tive uma branca e vejo tudo branco. Vamos lá deixar-nos de brincadeiras hoje é um dia importante faz 91 anos que este Concelho de Bombarral se tornou "independente".

junho 21, 2005

Outravez ?

Pois é o nosso "ex." lá foi outravez apresentado hoje como candidato. Então os "chuxialistas" não têm nada de novo?
Este já todos sabiamos que era candidato desde Novembro! Bom vá lá, têm desculpa se não fossem as eleições antecipadas todos tinham indicado candidatos mais cedo.Bom esperemos que como dizia Sancho Pança em Don Quixote de La Mancha, "Tal suele venir por la lana que vuelve tresquilado".

junho 02, 2005

Novo ciclo

Será que o Bombarral vai finalmente iniciar um novo ciclo de crescimento económico e desta vez realmente sustentado?
Este pergunta interessa a todos os bombarralense. Aqueles com mais de 50 anos, que viveram nos primeiros 13 anos de democracia um período de crescimento económico acelerado, possuem uma referência do que isto pode representar tanto para sua realização profissional quanto pessoal.
No período JMG, de 1976 a 1989, a implantação acelerada de projectos e de obras de infra-estrutura resultou num crescimento económico num ambiente de optimismo e autoconfiança no Bombarral, que impulsionou também o desenvolvimento em todas as áreas empresariais.
Entretanto, problemas de desequilíbrio nas contas públicas e no balanço dos pagamentos, além da insuficiência de poupança interna na autarquia para investimento, não permitiram neste últimos 15 anos a concretização do sonho de construção de um Concelho desenvolvido.
O Bombarral mergulhou no pesadelo quando vivemos então no pior e mais pobre dos concelhos do oeste.
Nesta última década em pleno século 21 a gestão do município nada tem feito para reiniciar novamente o crescimento económico para transformar o Bombarral num concelho desenvolvido e solidário.
Não foram feitos ajustes nas contas públicas, pela gestão dos últimos 15 anos, o Bombarral não teve sucesso em obter financiamentos para alavancar um ambicioso programa de investimento em infra-estrutura e em indústria, comércio e serviços de base.
Como resultado da falta de programas de desenvolvimento, conseguiu-se assim cada vez mais o abandono das terras o encerramento do comércio e dos serviços, aumentando-se cada vez mais a taxa de desemprego em vez de se proceder á criação de novos empregos, e de mais riqueza.
O desafio que agora se coloca á nova gestão autárquica, a ser eleita em outubro, é que crescimento o económico já não pode ser obtido simplesmente através do investimento em novas obras de infra-estrutura e em projectos industriais, agro-pecuários e ou de serviços- como acontecia em décadas passadas.
A economia fechada, que garantia mercado para os bens e serviços oferecidos pelas empresas locais, foi aberta à competição das empresas nacionais e estrangeiras.
Agora, o crescimento económico tem de ser obtido através da conquista do mercado consumidor.
Ou seja, a Autarquia para além de investir no apoio aos empresários locais para aumentarem a sua capacidade de produção têm que apoiar, promover e disputar e conquistar a preferência dos investidores e consumidores do resto do País e lá fora.
Para aumentar a competitividade das empresas locais, a Autarquia tem um papel muito importante: tem que criar infra-estrutura, tem que divulgar e apoiar o comércio e o turismo local, tem que criar condições de visita e permanência, tem que estabilizar o orçamento, reduzir as despesas e aumentar o investimento, oferecer condições de educação básica a toda população, incentivar o desenvolvimento tecnológico e criar condições para a fixação dos jovens e dos investidores.
Mas tudo isso, embora necessário, não é suficiente.
A competitividade e o desenvolvimento sustentado do Bombarral só será alcançada a partir de uma gestão baseada em duas agendas: 1ª a eficácia e 2ª a estratégia.
A eficácia tem como objectivo a melhoria contínua dos processos operacionais para aumentar a produtividade, e utiliza ferramentas e técnicas gerênciais como: gestão de qualidade, parcerias e reengenharia, para além de utilizar as novas tecnologias e as maneiras superiores de atender as necessidades da população e dos investidores.
A eficácia operacional é um componente imprescindível, mas não é uma estratégia para a Autarquia competir com outros concelhos.
A estratégia da Autarquia terá que consistir na escolha dos grupos alvo, das variedades de produtos, equipamentos e serviços a serem oferecidos e das necessidades da população dos visitantes e dos investidores a serem atendidas. Estratégia é também escolher o que não fazer. Estratégia são as opções excludentes que vão diferenciar o Bombarral dos demais, em função da escolha da sua posição no mercado económico e turístico nacional.
Este é o grande desafio para quem vai ser eleito, em outubro, para o Bombarral e para os bombarralenses.
Não basta ser tecnicamente competente e operacionalmente eficaz.
É preciso traçar e seguir estratégias competitivas

junho 01, 2005

Tou chateado, claro que estou


Andámos a trabalhar todos estes anos e para quê? Agora vai-se embora dizendo que a culpa é das manchetes dos jornais. Isto é que vai uma açorda. Quando nós queriamos ele não queria agora que ninguém quria ele "foiçe". Bem não há nada a fazer, contrariamente ao que seria de esperar demo-nos bem e nunca entramos em litigio. Gostei da postura dele foi, apesar desta saída, um bom elemento não fez "inimigos" criticou quando devia. Mas no melhor pano cai a nódua e acabou por sair mal.
Então era necessário saír a apoiar o candidato "chuxialista". Ó professor desta não estava á espera, será que era mesmo necessário saír assim. Melhor era não ter dito nada do que dizer que sai de bem com todos e que foi sempre apoiado por todos mas, ... votem no outro ...
Estou chateado, claro que estou chateado professor. Mas mesmo assim muitas felicidades professor!

abril 24, 2005

Não valem nada

Acreditem o homem é o melhor deles todos, todos lhe batem e ele aguenta tudo. O homem está sózinho mas, mas também eles todos juntos não valem um c.... . Porra que assim também é demais .....

março 07, 2005

Vamos votar outra vez

Desta vez vamos acertar ? Ou nós não aprendemos…
A esperança é que nesse dia nós ainda estejamos por aqui…
Eu disse "esperança"?…
Disse mal.
A coitada já morreu a golpes de falsas promessas e está enterrada naquele canteiro de laranjeiras, com formato de estrela, nos jardins do Bombarral.
Por causa de alguns gestores autárquicos, o voto é só quase obrigação e, muito pouca devoção.
È verdade que votando vamos melhorar as coisas. Mas na maioria dos casos só para quem ganha, porque no dia seguinte vai esquecer as promessas e os nossos problemas!
E não se enganem ! Votar não é grátis: Nós pagamos, e quando nos enganamos no voto, pode ser muito, muito caro !
Pois é vamos novamente partir para a nova via sacra de eleições autárquicas.
Mais uma vez, o exercício óbvio da imprensa provocantemente tendenciosa, propaga, divulga, propala questões e soluções plenamente alienadas e absurdas enquanto que cautelosamente poupa as feridas expostas da desgraça imposta pela gestão do PSD no concelho.
Vamos, como em eleições anteriores assistir a uma arte subtil de deturpar e não discutir os programas e os factos .
Este concelho indiscutivelmente é meu, é seu, é apenas nosso.
O meu Bombarral, o seu Bombarral, assistiu ao longo dos últimos anos à destruição do património, à pulverização do comércio e do debilitado poder de compra drasticamente reduzido, a um crescimento económico que nem a medíocre consegue chegar, com a prioridade da gestão voltada para o pagamento de juros e o encolhimento visível e inquestionável da economia local.
Mas para a gestão autárquica legalmente eleita e constituído e, para os seus apoiantes "o concelho está melhor".
Como se tudo isto não bastasse, a democrática e pia gestão amarrou o concelho em obras inconcluídas e projectos megalómanos e bastardos que nos dificultam sobejamente toda e qualquer recuperação.
E para completar a miséria, não apresenta nem faz aprovar orçamento para este ano, aleijando quase que definitivamente o nosso equilíbrio nas despesas.
Será que este concelho tem saída?
Difícil mas tem que ter, apesar de ainda não estar à vista nós sabemos o que fazer !
Esta gestão, anda tão distraída, que raramente sabe o que se passa na sua própria "cozinha", é que nesta máquina impiedosa de endividamento vai tornar-se realidade a previsão de que "todos ralham e ninguém tem razão".
E esta máquina já está emperrada, e o "bom" desta gestão é que já não dá conta de como segura-la e toca-la para a frente, mesmo neste momento em que há já todo um quadro absurdamente hostil em andamento e que não pode ser considerado "mera coincidência".
É sabido que, claramente teremos retaliações, e que nós vamos ser agredidos de qualquer jeito, até porque já o estamos à muito tempo sendo e não podemos evitar isto.
Uma candidatura altiva e coesa com um programa de governo autárquico inovador e criativo como o nosso terá muito mais chance de se apresentar para ganhar e estruturar o futuro deste concelho do que candidatos submissos e humilhados por gestões autárquicas anteriores e compromissos anteriormente assumidos .
Que ninguém se preocupe seremos uma candidatura de compromisso, compromisso com o Bombarral que tem voz, tem brio, tem consciência e tem dignidade.
Estes são valores de que o CDS não abdica para a gestão do Bombarral .

fevereiro 22, 2005

Os portugueses fizeram história

Os portugueses voltaram a dizer que, nos momentos difíceis, são eles que fazem questão de decidir.
E estes são momentos difíceis...
E os portugueses decidiram votar. Assim decidiram dizer aos partidos que se enganavam, aos jornalistas que se enganavam, e às sondagens que se enganavam, quando, todos, esperavam que a abstenção subisse.
A abstenção baixou... os portugueses fizeram história nestas eleições
Os portugueses decidiram dar a maioria absoluta que os socialistas nunca haviam tido.
Os portugueses decidiram, portanto, simplificar: O PS não depende de ninguém; pelo que assim, também não tem desculpas.
Desta forma, os portugueses estão a dizer aos socialistas que não podem falhar .
Os portugueses decidiram remeter o PSD para uma posição secundaria. Os sociais-democratas perdem votos, perdem deputados e principalmente perdem influência.
E tudo indica, vão perder o líder – facto que a maioria dos portugueses e a maioria do próprio partido, encara como uma grande vitória.
Os portugueses decidiram provocar uma revolução nos sistemas partidários.
Os portugueses decidiram penalizar o PP pelos três anos de governação em que participou com o PSD e, decidiram retirar o Bloco de Esquerda do confortável estatuto de anti-sistema. O doutor Louçã, que já era parte do sistema, não pode agora continuar agora a dizer que não faz parte do sistema .
Nestas legislativas nasceu um país novo. Nasceu um país de esquerda. Nasceu um país que, depois de Cavaco Silva, volta a ser governado pela maioria de uma única força partidária.
Por mim este castigo não é justo. A coligação e o PSD não merecem o tamanho desta derrota mas, o PSD só se pode queixar de si próprio, pois ninguém fez mais pela maioria do PS do que o próprio PSD .
Os portugueses sabiam que Durão Barroso apontou um rumo, mesmo sem fazer reformas mas, Santana Lopes prometeu reformas, perdendo o rumo por completo.
Agora, depois destas eleições os portugueses já ganharam. Já ganharam uma grande dúvida que é saber se este novo país vai ser um país melhor.
A crise não se vence com as facilidades que o PS prometeu na campanha eleitoral. Não se vence com os de braços caídos e com os portugueses cabisbaixos. O país tem que se mobilizar e tem que em vez de perguntar o que pode um Governo fazer por nós, devemos interrogar-nos sobre o que poremos fazer por nós próprios.

fevereiro 14, 2005

Região Demarcada do Oeste


Confesso que até escrever este artigo, sobre os produtos tradicionais do Bombarral e da Região Oeste, nunca tinha pensado o assunto muito a fundo .
Hoje promover os produtos da Região Oeste o planeamento e o ordenamento urbanístico; o ambiente; a preservação e valorização do património histórico e cultural; a aposta na qualidade de vida; a criação de emprego e o fomento económico são um objectivo e devem ser as principais preocupações dos autarcas do Oeste .
È importante que as pessoas ao visitarem a região saibam o que podem encontrar, è importante a realização e a institucionalizado de um certame que promova a partir da sua primeira edição todos os produtos de fabrico artesanal e de produção e comercialização na Região Oeste, aqui fica a ideia "Região Oeste - Feira de Turismo e de Produtos Regionais do Oeste".
A iniciativa, que podem alguns julgar descabida, pode, na nossa opinião, até ser a forma necessária para que de uma vez por todas alguns autarcas da região entendam que o necessário è criar e institucionalizar a Região Dem@rcada do Oeste e não a região demarcada deste ou daquele concelho .
Senão vejamos, a Pêra Rocha e a Ginja por exemplo são frutos produzidos numa vasta área e em vários concelhos da Região Oeste, e parece que a intenção de alguns autarcas, nomeadamente para a ginja é criar a "região demarcada da ginja de Óbidos", o que, julgamos, não ser a forma mais correcta tendo em conta que a maior produção de ginja fresca ao que sabemos não è no concelho de Óbidos nem de Alcobaça mas sim no concelho de Bombarral e um dos maiores produtores deste saboroso licor è a "Ginja do Sanguinhal" em Bombarral .
Por outro lado e de uma forma geral os produtos artesanais derivados da Pêra Rocha, como o licor de pêra rocha; o doce de pêra rocha; as delicias de pêra rocha; o bolo de chocolate de pêra rocha; a tarte de pêra rocha, são de fabrico e comercialização no concelho de Bombarral mas, por exemplo no Cadaval também são produzidos e comercializados alguns produtos derivados deste fruto, assim como nas Caldas da Rainha são produzidas e comercializadas para todo o País as famosas "Cavacas das caldas e as trouxas de ovos" e não foi criada nenhuma região demarcada das Caldas da Rainha, também sobre para os produtos derivados da Pêra Rocha não defendemos nenhuma região demarcada do Bombarral .
Defendemos isso sim e, è nossa opinião que devem os autarcas da Região as empresas agrícolas as empresas de comercialização defender a criação da Região Demarcada do Oeste .
Assim ninguém dirá que as "Rendas de Bilros" são de Alenquer ou do Sobral de Monte Agraço em vez de Peniche, e também deixaremos de ouvir na televisão que as trouxas de ovos e as cavacas são produtos tradicionais de Óbidos .
E Região Demarcada do Oeste, como um produto de qualidade e abrangente com a diversidade que esta região apresenta quer em produtos regionais de fabrico artesanal, quer no turismo natureza quer na oferta de qualidade de uma Região que antes da criação da Comunidade Urbana do Oeste, já era só por si e pela sua localização uma comunidade antes de o ser .
Somos de opinião que ao criar-se um evento como este não nos devemos preocupar nem lamentar se o volume de negócios conseguido durante o evento for fraco devem isso sim a maioria dos comerciantes e das autarquias participarem no evento pela positiva de forma a permitir fazer publicidade aos produtos oriundos desta Região.
Bordados, doçaria, gastronomia e charcutaria, licores, vinhos e certames e feiras da região devem ser alguns dos artigos em exposição.
E devem estar também representadas unidades de hotelaria e as Escolas Superiores da Região para mostrarem as potencialidades dos Museus ligados à história das cidades e vilas da região.
A Feira de Turismo e de Produtos Regionais deve ter ainda a música tradicional desta região como atractivo. Os Ranchos Folclóricos e as bandinhas .
Exista uma autarquia que se disponibilize e que para além de muros passe a pensar um pouco que a promoção das potencialidades da Região, também è a promoção das suas potencialidades e teremos já no próximo verão a primeira Feira de Turismo e Produtos Regionais do Oeste com a mais valia na variedade dos produtos expostos.

fevereiro 10, 2005

A politica não é para mediocres !

A política não é, nem poder ser, o palco privilegiado para os incapazes ou medíocres se pavonearem impunemente.
Ao invés, terá de ser encarada e interpretada por gente capaz e preparada. Na política, como em muitas outras coisas na vida, os fins não podem justificar os meios.
O que os cidadãos querem dos políticos, é que estes saibam responder às necessidades do País e dos Municípios que representam, que encontrem os caminhos e os meios que os possam servir e, que contribuam para o seu desenvolvimento e qualidade de vida.
O que temos vindo a assistir nesta campanha eleitoral por parte de alguns dos principais dirigentes é o contrário de tudo o que tem sido hábito em eleições nos últimos anos, com excepção para as últimas campanhas autárquicas do Bombarral .
Nunca se tinha descido tão baixo. A campanha de calúnias e mentiras que se está a espalhar pelas ruas vem no seguimento daquilo que todos ouvimos diariamente: alguns, sem qualquer linha de rumo e numa desorientação total e outros numa ausência também total de propostas eleitorais.
Tudo o que ouvimos se resume a ataques pessoais aos vários dirigentes, sendo que as calunias e as mentiras assumem o principal papel no discurso político.
Mentiras, (?), são espalhadas como se de assuntos sérios se tratassem, não se inibindo na divulgação das mais infames calúnias quer em relação a alguns dos candidatos, quer em relação às propostas políticas de cada um.
Este domingo, dia 20 de Fevereiro, os eleitores terão na mão, através do voto a oportunidade soberana de dar o Voto Útil a quem merece a confiança de Portugal, por nós esperamos que esse voto seja o inicio da mudança que também todos desejamos que em Outubro venha a acontecer no Bombarral, de forma a renascer a esperança neste concelho para o futuro de todos nós.